novembro 22, 2024 14:11

Oposição promove ‘Stop Bolsonaro’ nas redes e no exterior; Brasília tem ato

Partidos de oposição e manifestantes contrários ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) promovem atos com o tema “Stop Bolsonaro” (“Pare Bolsonaro”, em tradução literal) nas redes sociais neste domingo, 28. Também há atos nas ruas em cidades do exterior. Em Brasília, um grupo fez um ato simbólico em homenagem às vítimas da covid-19.

Em publicações nas redes sociais, os manifestantes contrários a Bolsonaro afirmam que o presidente tem posto a democracia em risco com suas declarações e não tem atuado de forma efetiva a combater a pandemia do coronavírus no Brasil. Há também críticas à aproximação de Bolsonaro com o centrão, grupo informal de partidos sem ideologia clara, em busca de apoio no Parlamento em troca de cargos. Há ainda postagens de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Por volta das 11h, as hashtags “#stopbolsonaro” e “#stopbolsonaromundial” estavam entre os 15 tópicos mais comentados no Twitter no Brasil.

No exterior, segundo publicações, já houve atos na Áustria, Alemanha Itália, Espanha e Nova Zelândia.

Por causa do segundo turno das eleições municipais na França neste domingo, o ato em Paris foi realizado no sábado (27). O local escolhido foi o Jardim Marielle Franco, no 10° distrito da capital, inaugurado em 2019 em homenagem à vereadora carioca assassinada no Rio de Janeiro. O evento foi convocado pelo Comitê francês Lula Livre, pelo “Levante Mulheres Derrubam Bolsonaro”, pelo Alerta France-Brésil e pelo RED-Br (Rede Europeia pela Democracia no Brasil).

Em Brasília, houve protesto contra o presidente Bolsonaro no gramado em frente ao Congresso Nacional, na Esplanada dos Ministérios. Cruzes brancas foram instaladas para representar vítimas do coronavírus no país.

Dentre as faixas levadas por manifestantes, estavam:”+ 50.000 mortes. Uma imensa dor que poderia ter sido evitada. #ForaBolsonaroMourãoECentrão”, “Bolsonaro, pare de negar” e “Bolsonaro, stop denying”. A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), foi ao local.

Foto: Uol 

Foto: Matheus W Alves/Futura Press

Últimas Notícias

Venda de Sentenças: CNJ protagoniza desarticulação de esquemas no Judiciário 

O Supremo Tribunal Federal (STF) no desenrolar dos casos de venda de sentenças passou a conduzir a investigação envolvendo...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!