Durante conversa virtual no sábado e domingo, 27 e 28, respectivamente, o grupo do ‘Centrão’ da Câmara dos Deputados, que resistia ao adiamento das eleições municipais deste ano, definiu que deverá votar a favor da suspensão do pleito do dia 4 de outubro para o dia 15 de novembro, conforme aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n° 18/2020, pelo Senado Federal.
A informação foi confirmada pelo deputado federal Átila Lins (PP), na manhã desta segunda-feira, 29, que esteve participando da reunião. O parlamentar disse que o ‘Centrão’ participou de conversas no fim de semana caminhando para acordos visando a aprovação da PEC que adia as eleições para 15 e 29 de novembro. O parlamentar adiantou para o portal O Poder, que votará contra a PEC, mesmo que prevaleçam os acordos.
Ainda de acordo com o parlamentar, a Câmara votará em dois turnos a PEC que adia as eleições, na terça e quarta, ou na quarta e quinta-feira, desta semana, conforme informações do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
Centrão
O ‘Centrão’ reúne partidos de centro e centro-direita que dependendo da matéria, articulam para votar de forma similar. O grupo é composto por partidos como: Progressistas, Republicanos, Solidariedade, PTB, além do PSD, MDB e DEM que muitas das vezes costuma estar alinhados com o grupo. Partidos pequenos como o Pros, Avante e Patriota, também se incluem a este grupo.
PEC
A Proposta de Emenda á Constituição busca adiar o pleito municipal para os dias 15 de novembro (primeiro turno) e 29 de novembro (segundo turno), por causa pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).
Caso seja aprovado a proposta, as convenções partidárias deverão ocorrer entre os dias 31 de setembro a 16 de outubro. Já o registro de candidatura será até 26 de setembro.
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Divulgação