fevereiro 22, 2026 05:05

China anuncia sanções contra políticos dos EUA após conflito por uigures

Nesta segunda-feira, 13, a China anunciou “sanções correspondentes” contra os Estados Unidos depois que Washington penalizou autoridades chinesas de alto escalão por causa do tratamento fornecido à minoria de muçulmanos uigures em Xinjiang, região do oeste chinês.

“As ações dos EUA interferem seriamente nos assuntos internos da China, violam seriamente as normas básicas das relações internacionais e prejudicam seriamente a relação sino-americanas”, declarou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hua Chunying.

As sanções miraram nos senadores Ted Cruz e Marco Rubio, o deputado Chris Smith, o embaixador para a Liberdade Religiosa Internacional, Sam Brownback, e a Comissão Congressual-Executiva dos EUA para a China.

O trio faz parte do Partido Republicano do presidente Donald Trump.

Cruz e Rubio já declararam que defendem leis que punam as ações da China em Xinjiang. Smith constantemente desfere críticas à China.

“A China adotará reações adicionais com base na maneira como a situação transcorrer”, completou Chunying.

Uigures

Conforme especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) e ativistas, ao menos um milhão de uigures étnicos e outros muçulmanos estão sendo mantidos em centros de detenção de Xinjiang.

A Comissão Congressual-Executiva para a China realiza o monitoramento dos direitos humanos e o desenvolvimento do Estado de Direito e entrega um relatório anual a Trump e ao Congresso.

 

 

 

 

 

 

 

 

Conteúdo: Reuters

Foto: Kevin Lamarque/Reuters

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!