outubro 5, 2024 23:31

Em cúpula da OCDE, Guedes pede cooperação internacional para preservação da Amazônia

Nesta segunda-feira, 13, o ministro da Economia, Paulo Guedes, participou da cúpula ministerial da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) com países da América Latina e Caribe, e pediu a cooperação internacional na área ambiental do Brasil.

O ministro declarou que o país necessita de apoio e compreensão em seu trabalho de fiscalização na preservação dos seus recursos naturais, no entanto, explicou que em razão do extenso território, o governo precisa de apoio para atuar “da melhor forma possível”.

“Sabemos que preservamos melhor nossas florestas, sabemos que tratamos melhor nossos povos indígenas melhor do que outros países, onde houve guerras e extermínio. Nós temos que proteger e queremos apoio e compreensão para fazer isso melhor”, disse.

 “A Amazônia é maior do que a Europa. É difícil vigiar tudo. O país ainda tem carências em educação, saneamento. Como é que nós conseguimos policiar todas as nossas fronteiras sem ajuda? Queremos ajuda e compreensão”, acrescentou.

Mesmo pedindo apoio, Guedes ainda afirmou que o Brasil não permitirá “falsas narrativas” sobre a sua atuação na área ambiental, informando que, nessa questão, existem interesses “protecionistas”.

“Queremos ajuda, mas não aceitamos falsas narrativas sobre o que aconteceu no Brasil” nos últimos anos, disse o ministro firmando que o país não abrirá mão de sua soberania na região amazônica.

Ainda de acordo com Guedes, o Brasil planeja aumentar sua integração internacional, principalmente no âmbito regional. Após o fechamento de um acordo Mercosul-União Europeia, o país busca ser aceito como membro da OCDE e também negocia acordos com Coreia, Japão e Efta (que reúne Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein).

 

 

 

 

 

 

 

 

Conteúdo: Reuters

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Últimas Notícias

Patrícia Lopes realiza mega carreata em Presidente Figueiredo

A candidata à reeleição da prefeitura de Presidente Figueiredo (a 107 quilômetros de Manaus), Patrícia Lopes (União Brasil), realizou...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!