setembro 7, 2024 20:05

As escolas estão preparadas para o retorno das aulas presenciais, garante titular da Seduc

Otimista com o retorno das aulas presenciais na rede pública estadual de ensino em Manaus, datada para o dia 10 de agosto, o secretário de Estado da Educação e Desporto, Luís Fabian, falou com exclusividade ao O Poder sobre toda a estratégia realizada pela pasta, em consonância com o governo, para a retomada gradual das atividades escolares.

Fabian ressaltou que o plano foi elaborado levando em consideração as orientações de determinações da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Organização Mundial da Saúde (OMS) e da ONG Todos pela Educação. “O que nós vamos implantar aqui em Manaus não é diferente do que está sendo implantado no resto do mundo”, garante.

Apesar das críticas ao retorno das aulas presenciais, o secretário afirmou que a rede pública estadual de ensino não deixa nada a desejar quando comparada a estrutura das escolas da rede privada da capital amazonense.

“Não é possível que a rede privada tenha retornado com sucesso e a gente não consiga retornar quando as condições físicas das escolas públicas são muito melhores do que as condições físicas das escolas particulares. Se você comparar um Ceti nosso com qualquer escola privada em Manaus você vai ver que a estrutura das nossas escolas não deixam nada a desejar. Agora, a gente precisa monitorar para garantir que efetivamente o protocolo esteja sendo cumpridos”, enfatizou.

Com a retomada, o governo do Amazonas espera reduzir prejuízos pedagógicos ocasionados pelo afastamento dos alunos da sala de aula. “Nosso objetivo é reduzir os prejuízos pedagógicos gerados pelo afastamento desse ano. Nós sabemos que nada substitui o professor em sala de aula. Por melhor que seja o programa à distância que a gente tem, a gente não consegue à distancia desenvolver habilidades como a criatividade, a sociabilização, hoje são habilidades que a gente só consegue presencialmente desenvolver”, destaca.

A rede estadual de ensino na capital amazonense tem 220 mil alunos matriculados, sendo 100 mil no ensino médio, que retornam as aulas no dia 10.

Interior

A Secretaria de Estado da Educação e Desporto (Seduc) também já prepara o retorno das aulas presenciais no interior do Amazonas. De acordo com o secretário, uma possível data deve começar a ser pensada em no máximo dois meses, já que nos demais municípios amazonenses o número de infecções pela Covid-19 ainda é muito alto. De acordo com o boletim epidemiológico da FVS, o interior representa quase 65% de todos os casos de infecção do novo coronavírus no Amazonas.

Fabian ressaltou, no entanto, que no interior a Seduc vai adotar o mesmo protocolo que será implantado nas escolas da capital amazonense.

“Nós não podemos dar um tratamento distinto aos alunos do interior do que o que está sendo implantado na capital. Todos os programas pedagógicos que foram pensados para a capital também foram para o interior. Todos os projetos psicossociais também. O plano é o mesmo, o que precisa fazer é adequar o final do calendário 2020 para o interior, quando nós tivermos uma data. Os municípios mais próximos da capital já estão em declínio, os mais distantes não. A gente estima que em dois meses a gente já começa a pensar no interior”, afirmou.

‘Movimento político’

Sobre movimentos que pedem o adiamento do retorno das aulas presenciais na capital, Luís Fabian frisou que, mais da metade dos professores querem voltar à sala de aula e que o movimento contra é um ato político. Ele enfatizou, ainda, que todos os servidores públicos do Estado, inclusive os com comorbidades, já voltaram as atividades presenciais, conforme decreto.

“Não faz sentido que os sindicatos defendam o não retorno se nós estamos garantindo o atendimento de todos os protocolos das autoridades em vigilância. Então, me parece um movimento bastante político e na nossa parte nós vamos seguir o que foi planejado. Eu não acredito que a vontade dos professores é não retornar. Isso me parece um posicionamento muito mais de uma pequena minoria do que da grande maioria. Nós fizemos uma escuta de mais de 80 mil pessoas quando nós começamos a elaborar nosso plano de retorno, e 70% de todas as pessoas que nós ouvimos foram favoráveis ao retorno, desde que esse retorno fosse híbrido e seguindo as recomendações”, explicou o secretário.

O anúncio oficial do retorno das aulas presenciais nas escolas do Estado foi feito na manhã desta terça-feira, 28, pelo governador Wilson Lima (PSC) e está chancelado com dados da Fundação de Vigilância em Saúde.

 

 

 

 

 

Álik Menezes, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Com mais de 30 dias de registro, Wanderlan ainda aguarda julgamento

Com mais de 30 dias de registro, o candidato a prefeito de Autazes, Wanderlan Sampaio, ainda aguarda julgamento pelo...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!