setembro 7, 2024 19:58

Novo currículo do ensino médio é homologado em São Paulo, anuncia João Doria

O Estado de São Paulo é o primeiro do país a construir e homologar o novo currículo para o ensino médio, documento estabelecido pela lei de reforma do ensino médio, sancionada em 2017.

Vale reforçar que o currículo foi aprovado em 29 de julho, por votação unânime, pelo Conselho Estadual da Educação de São Paulo. Nesta segunda-feira, 3, o governador João Doria anunciou a homologação, através de uma entrevista coletiva.

De acordo com Doria, o intuito é criação uma escola que dialogue com a realidade atual da juventude. “E que se adapte às necessidades dos estudantes e os prepare para viver em sociedade e enfrentar os desafios de um mercado de trabalho dinâmico. Essa é a proposta do novo ensino médio de São Paulo”, disse.

O currículo está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio, homologada pelo atual secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, quando assumiu o cargo de ministro da Educação, em 2018.

Novo Currículo

Agora, o currículo terá 12 opções de cursos, nomeados de itinerários formativos e garantirá aos alunos optar pelas disciplinas com as que mais se identifiquem. A previsão é que o currículo seja implantado progressivamente aos alunos da 1º série do ensino médio em 2021. Em 2022, para os estudantes da 2º série, e para a 3ª série, em 2023.

“Estamos falando de um leque de opções, onde as escolas poderão trabalhar. Estamos trabalhando em modelo em que o jovem poderá fazer parte em uma escola e parte em outra. Mas a criação dos itinerários é para atender esse tipo de demanda. Existem itinerários que são previstos como unificados. Isso vai depender do projeto de cada uma das escolas”, explicou Rossieli.

A estrutura do novo currículo é composta em 3.150 horas, distribuídas em um período de três anos. Do montante total da carga horária, 1.800 horas são destinadas à formação básica e o restante, 1.350 horas, é referente aos itinerários formativos. Estes itinerários terão mais do que a carga mínima prevista na legislação, que é de 3 mil horas.

Na formação geral básica, os estudantes terão os componentes curriculares divididos em áreas de conhecimento como linguagens e suas tecnologias (língua portuguesa, artes, educação física e língua estrangeira); matemática; ciências humanas e sociais aplicadas (história, geografia, filosofia e sociologia); e ciências da natureza e suas tecnologias (biologia, química e física).

Na carga horária referente aos itinerários formativos, o estudante precisa escolher uma ou duas áreas de conhecimento da formação geral para aprofundar seus estudos, ou ainda, a formação técnica e profissional para se especializar.

Os componentes do programa Inova Educação também farão parte dos itinerários formativos, com as disciplinas de eletivas (educação financeira, teatro, empreendedorismo), projeto de vida (aulas que ajudam o estudante na gestão do próprio tempo, na organização pessoal, no compromisso com a comunidade) e tecnologia e inovação (mídias digitais, robótica e programação).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conteúdo: Agência Brasil

Foto: Arquivo/Agência Brasil

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