setembro 22, 2024 19:29

Comissão de Educação da Aleam inicia visitas de inspeções às escolas estaduais

Deputados estaduais membros da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) realizaram uma inspeção em duas escolas estaduais na tarde desta terça-feira, 4, para verificarem a funcionalidade e as adaptações realizadas pela Secretaria de Estado da Educação e Desporto (Seduc) para o retorno das aulas presenciais na próxima segunda-feira, 10.

As visitas aconteceram nas escolas Frei Mário Monacelli e Roderick de Castelo Branco, nas Zonas Norte e Leste, respectivamente, e serviram para que os deputados estaduais fiscalizassem as unidades para a volta às aulas.

As escolas foram escolhidas em razão das regiões concentrarem a maior quantidade de estudantes na capital. De acordo com a Seduc, a escola Frei Mário Monacelli está 100% adequada para o retorno às atividades presenciais, com seus ambientes devidamente sinalizados e pias e dispensers de álcool gel instalados. “Enquanto isso, a Roderick de Castelo Branco segue em processo final de adequação para receber os estudantes do ensino médio a partir de segunda-feira”, reforça nota da secretaria.

As visitações foram guiadas pelo secretário de Educação em exercício, Luis Fabian Barbosa, e contaram com a presença dos deputados Therezinha Ruiz (PSDB) e Sinésio Campos (PT). Durante as visitas, os parlamentares puderam conhecer as ações da Secretaria de Educação e os detalhes do Plano de Retorno às Atividades Presenciais, apresentado, na semana passada, a toda comunidade escolar.

De acordo com o secretário, 85% das escolas que reabrirão no dia 10 já estão adaptadas e 15%, em andamento. A volta às aulas presenciais da rede pública estadual de ensino será de maneira gradativa e escalonada, inicialmente em 123 unidades da capital, totalizando 110 mil alunos.

Luis Fabian reforçou, ainda, o comprometimento do governo do Amazonas com a segurança e o bem-estar dos estudantes e servidores.

“Nós conseguimos um recurso junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e realizamos uma licitação pública nacional, nos moldes exigidos pelo Banco, para aquisição de EPIs dos mais variados gêneros, incluindo mais de um milhão de máscaras em tecido lavável e antimicrobiano, com três camadas de proteção; máscaras de proteção, as face shields, para merendeiras e o pessoal que faz atendimento ao público; tapete sanitizante; e instalação de pias na frente das escolas e nas áreas de lavatório, além de outros equipamentos, como dispensadores de álcool gel em todas as salas e corredores, luvas, aventais e toucas para o pessoal da cozinha”, acrescentou.

Segundo Therezinha Ruiz, a Comissão de Educação da Aleam tem obrigação de dar satisfação à sociedade no que diz respeito às condições de retorno às aulas presenciais em Manaus. “Temos conversado com vários pais e jovens que realmente estão preocupados em vir para a escola e ter condições de segurança, de não ter a contaminação. Nós verificamos, hoje, que todas as providências e todos os protocolos que a Seduc se comprometeu estão sendo executados”, afirmou a deputada.

Therezinha adiantou que a Comissão de Educação seguirá visitando unidades de ensino em Manaus e, a expectativa é que até o dia 10 visitem o maior número de escolas estaduais em Manaus.

Já o deputado Sinésio Campos destacou que as visitas às unidades Frei Mário Monacelli e Roderick de Castelo Branco foram decididas de maneira aleatória e que não houve pré-agendamento por parte da Comissão de Educação.

“Não queremos e não defendemos o risco à vida dos alunos, pais e trabalhadores. Viemos aqui [Roderick de Castelo Branco], de forma aleatória, mas percebemos que as aulas estão acontecendo e, segunda-feira, voltamos para ver se a escola está cumprindo todos os requisitos que a Organização Mundial de Saúde (OMS) determina”, finalizou Sinésio Campos.

 

 

 

 

Da Redação O Poder

Com informações da Secom

Foto: Secom

Últimas Notícias

Após TCU, MPE e TRE-AM negarem registro da candidatura de Wanderlan, Andreson faz fala contra a justiça eleitoral. Veja vídeo

Na noite do sábado, 21, o atual prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante (União Brasil), fez discurso contra as decisões...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!