janeiro 26, 2025 03:49

Seguindo os protocolos de saúde, Estado retoma as aulas presenciais: ‘trabalho será incansável’, diz secretário

Com protocolos de prevenção ao contágio do novo coronavírus, alunos do ensino médio da rede pública estadual de ensino voltaram às salas de aula nesta segunda-feira, 10, após cinco meses em casa. O titular da Secretaria de Estado da Educação, Luis Fabian, anunciou, em suas redes sociais, que iniciou o dia na Escola de Tempo Integral Jacimar da Silva Gama para acompanhar esse reinicio ‘tão importante’.

“Mais de 100 mil estudantes do Ensino Médio retornam hoje às escolas estaduais de Manaus. Para acompanhar esse reinício tão importante para nossa rede, iniciei o dia na Escola Estadual de Tempo Integral Jacimar da Silva Gama. Na unidade, que é bilíngue português-japonês, tivemos o retorno de 100% dos professores e a adesão em massa a
dos estudantes”, escreveu.

O secretário enfatizou, ainda, que esta segunda-feira foi o primeiro dia de um trabalho contínuo que será “incansável em relação aos nossos estudantes e toda a comunidade escolar. São novos hábitos, uma nova rotina e um cuidado redobrado que todos precisamos manter”, escreveu.

Segundo a Seduc, 123 escolas do ensino médio retornaram as atividades presenciais na capital amazonense seguindo as medidas de prevenção, conforme protocolo da FVS e com lotação das salas limitada a 50% da capacidade.

Cenário inadequado 

Por meio de nota, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) informou que constatou aglomeração de alunos na porta das escolas, distanciamento inadequado nas salas de aula, professores apreensivos, salas com janelas travadas e basculantes pequenos fechados para a renovação do ar, além de alunos sem máscara.

“Não estamos preparados. Nossa preocupação é com a vida de alunos e trabalhadores. Não vimos distribuição de máscaras para alunos como foi anunciado. Só entregaram para quem chegava sem ela, porém sem controle nenhum. Essa é a segurança que o Estado prometeu? Querem pagar pra ver”, disse a presidente do Sinteam, Ana Cristina Rodrigues.

Ainda conforme nota, a comissão percorreu escolas da zona leste de Manaus. O sindicato também não encontrou dispensers nas salas de aula como o secretário da Seduc, Luís Fabian, afirmou. “O que vimos foram dispensers de álcool nos corredores que eram ignorados pelos alunos”, contou Ana.

O Sinteam deve continuar visitando escolas durante toda essa semana para fiscalizar o funcionamento das unidades nesse período de pandemia.

O Sinteam também informou que, embora o secretário Fabian venha afirmando que o plano de saúde realiza o teste de Covid-19, não é o que vem acontecendo na prática. “Eu já tentei fazer e não consegui e também recebemos denúncia de trabalhadores que tiveram o teste negado, inclusive depois de requisitado pelo medico”, disse a presidente.

 

 

Da Redação O Poder

Foto: Seduc

 

 

Últimas Notícias

David Reis fecha contrato suspeito com empresa de endereço “super estranho”

Em apenas uma semana, o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador David Reis (Avante), fechou mais...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!