outubro 6, 2024 18:38

Delegacia anticorrupção deve ser aprovada hoje; deputados defendem sabatina com delegado titular

O projeto de lei 337 de 2020, capeada pela mensagem governamental nº 64/2020, que cria a Delegacia Especializada Especializada em Combate à Corrupção (Deccor) vai à votação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta quinta-feira, 13, e deve ser aprovada imediatamente. Diante da importância da delegacia, deputados estaduais querem saber quem será o titular da unidade e avaliam até uma sabatina na Aleam.

O deputado estadual pelo PSB, Serafim Corrêa, defende que o nome do delegado que comandará a DECCOR seja escolhido por meio de uma sabatina na Aleam e não pelo governador Wilson Lima (PSC). Corrêa também defendeu que o cargo tenha um mandato.

“Caberá à Aleam aprovar ou não o nome desta pessoa. Com o aval da Aleam e com o mandato, o delegado ficará, de certa forma, imune a qualquer pressão. Se tiver pressão, ele não poderá ser retirado porque tem mandato”, sugeriu.

O deputado também destacou a importância de ter conhecimento sobre a postura do delegado que atuará no combate à corrupção. “Depois, na sabatina, ele vai ter que deixar claro qual é a postura dele. Se não for adequado, o governador será informado, para resguardar qualquer desvio naquela delegacia”, disse.

Sem interferências do governo

Em seu discurso na tribuna da Assembleia, nesta terça-feira, 11, o deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) disse que a criação da delegacia anticorrupção não poder ter interferências do governo.

“Sou favorável à criação da delegacia anticorrupção, mas quem o governador vai indicar para comandar a estrutura? Um apadrinhado, amiguinho ou coleguinha do governo? Estamos falando de um governo já denunciado por organização criminosa pela PGR, ou seja, que isenção é essa?”, cobrou.

Wilker disse, ainda, que a Aleam precisa encontrar mecanismos para deixar o mais isento possível esta delegacia. “Precisamos de gatilhos para controle externo, sob pena de deixarmos essa estrutura aparelhada com aqueles que são apadrinhados do governo e contra a sociedade”.

Mensagem governamental

Segundo texto da mensagem governamental número 64/2020, a delegacia fará parte da estrutura organizacional da Polícia Civil como unidade diretamente subordinada ao Departamento de Polícia Metropolitana (DPM).

A Delegacia Especializada em Combate à Corrupção  terá as  atribuições de prevenir, reprimir e promover o combate à corrupção; – exercer, com exclusividade, a função de polícia judiciária e investigativa, na apuração de toda e qualquer forma de corrupção e desvio de recursos públicos, praticados contra o patrimônio da Administração Pública Estadual e Municipal.

Portaria

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, publicou, no dia 6 de junho de 2019, a Portaria nº 631 incluindo a criação e o efetivo funcionamento na estrutura da Polícia Civil de delegacia dedicada exclusivamente ao Combate à Corrupção, como um dos critérios de divisão dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública aos Estados e ao Distrito Federal.

Sem respostas

Desde a segunda-feira, 10, O Poder tenta informações mais detalhadas junto ao governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), de como será a estrutura funcional da delegacia, se seria construído um novo prédio, se seria alugado, quantos servidores teria, quem seria o delegado e, após aprovado na Aleam, quando a nova delegacia iniciaria os trabalhos.

Sem respostas até a publicação desta matéria.

 

 

 

 

 

 

Àlik Menezes, para O Poder

Foto: Erlon Rodrigues/PC

Últimas Notícias

Veja como foi resultado na calha do Rio Negro

Beleza é reeleito em Santa Isabel do Rio Negro O atual prefeito de Santa Isabel do Rio Negro, José Beleza...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!