abril 5, 2025 11:03

Volume de Serviços no Amazonas cresceu 8,3% no mês de junho, aponta IBGE

Pelo segundo mês consecutivo o Volume de Serviços teve alta no Amazonas. Depois de registrar 3,4% em maio, subiu 8,3% em junho, na comparação com o mês anterior. Foi o segundo melhor desempenho do mês no país; o que melhorou o acumulado de 2020, embora ainda continue negativo em -2,1%. A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o desempenho ficou em -1,8%; o que demonstra que a atividade ainda não está no mesmo nível de 2019.

A pesquisa do IBGE mostra que a Receita Nominal de Serviços, que em seu cálculo não leva em conta a inflação, também cresceu 5,2%. E no acumulado de 2020 ficou em 0,0%.

A variação mês a mês anterior, teve a segunda alta consecutiva (3,4% e 8,3% respectivamente). Indicando que o setor está voltando a normalidade depois do período de isolamento social, quando em abril registrou -16,5% de queda.

Também, a variação em relação a igual mês do ano passado, mostra que a atividade saiu de -13,2% em abril para -1,8% em junho. Uma sensível melhora no quadro que compara 2020 com 2019.

A variação percentual, que compara o volume de serviços do mês atual com o mês anterior, de 8,3% obtida no mês de junho de 2020, colocou o setor de serviços do Estado do Amazonas na segunda posição entre as outras unidades da federação. Os piores desempenhos ficaram por conta de: Rondônia com -4,3%, Tocantins com -4,2% e Espírito Santo com -3,2%. E os melhores desempenhos foram de: Amapá com 8,8%, Amazonas com 8,3% e Pará com 6,8%

A variação percentual acumulada no ano, que compara o volume de serviços do período atual com o mesmo período do ano anterior, de -2,1% obtida no mês – junho 2020 colocou o setor de serviços do Estado do Amazonas na terceira posição entre as outras unidades da federação. Os piores desempenhos ficaram por conta de: Alagoas com -17,8%, Bahia com -16,5% e Piauí com -16,4%. E os melhores desempenhos ficaram por conta de: Rondônia com 3,7%, Mato Grosso com -1,6% e Amazonas com -2,1%.

 

 

 

 

Da Redação O Poder

Com informações do IBGE

Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

TCE-AM faz duras sanções na gestão de Ivon Rates em Envira

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) acatou Representação, com pedido de Medida Cautelar, formulada pela Câmara...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!