abril 6, 2025 05:03

ELEIÇÃO 2020: Com o sonho de mudar o cenário político, jovens se ‘lançam’ na disputa à CMM

Com o discurso de fazer a diferença e renovar o cenário político local, jovens amazonenses se lançam candidatos com o sonho de conquistar o voto do manauara e garantir uma vaga na Câmara Municipal de Manaus (CMM) no pleito deste ano.

O economista e pré-candidato a vereador pelo Novo, Guilherme Roessing, de 23 anos, contou ao O Poder que no período da graduação na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foi vivenciando a política, ainda que de forma teórica e, há 2 anos decidiu fazer diferença no cenário local.

“Nosso principal diferencial é o partido, que é o NOVO. Ele tem um grande zelo pelos nomes que serão candidatos, houve uma seleção muito criteriosa para que os nomes que serão lançados sejam de pessoas realmente comprometidas. O NOVO é o partido que vem realmente para fazer a diferença, meu diferencial começou ao fazer essa escolha”, disse.

Guilherme conta que participa do Instituto Ajuricaba, que vem lhe auxiliando a desenvolver a sua pré-candidatura e, onde são desenvolvidas atividades liberais no Amazonas. “Há 2 anos iniciou de fato a minha história com a política. Pelo Instituto, já fizemos algumas ações como a gasolina sem imposto”, disse.

O jovem acredita que com o discurso de renovação terá o apoio da população e será um dos vereadores ou o vereador mais jovem da capital amazonense.

Legado do pai

Engajado na política desde os 15 anos, o filho do ex-deputado estadual Wallace Souza, Willace Souza, 25, também lançou sua pré-candidatura a vereador pelo Avante.

“Após a morte do meu pai, eu fui me engajando ainda mais na política e ele (Wallace) sempre me ensinou a não me aliar com os caciques políticos do Estado. Então, fui moldando minha vida a partir disso, dos ensinamentos e dos princípios do meu pai. Eu irei continuar o legado que ele deixou no Amazonas”, garante.

Afirmando ser independente e não ter “rabo preso” com ninguém, Willace garante que lutará pela desburocratização e criar leis que sejam de fato funcionais. “A ferramenta do vereador é fiscalizar a prefeitura. Diante disso, eu acho que existem leis muito deficientes que burocratizam tudo, o vereador tem que criar leis que sejam necessárias. Tem muita lei que é ruim, que burocratiza o acesso, que complica a vida das pessoas. Nós vamos desburocratizar”, disse.

Continuação de uma história

Com atuação nas causas sociais do bairro da Compensa, Zona Oeste de Manaus, o bacharel em direito Hugo Bacelar afirma que, enfim, se rendeu ao apelo de moradores do bairro e se lançou pré-candidato a vereador. O jovem de 24 anos é conhecido no bairro como alguém que os moradores podem contar, mesmo sem ter cargo político.

Entre as principais ações, o jovem atua junto com um grupo de amigos dando orientações jurídicas e até com doação de alimentos para as famílias que passam por alguma dificuldade financeira. “Eu não consigo ver alguém passando algum tipo de dificuldade e não ajudar. Não tenho tantos recursos, mas faço o possível para somar na vida dessas pessoas. Eu fico muito feliz quando levo alguma ajuda para alguém e percebo que aquela atitude simples vai fazer diferença naquele lar”, disse.

Apesar das ações sociais, o jovem garante que buscará implantar projetos que visem a capacitação dessas pessoas para que possam ter uma profissão para garantir a renda de suas famílias. “Tenho projetos concretos para implantar com o único objetivo de capacitar essas pessoas”, garante.

Diante das ações que já desenvolve, quando surgem demandas no bairro é no portão do jovem que os moradores batem e pedem socorro. “Muitas pessoas me veem como liderança, sabe?! Quando surge algum tipo de problema, as pessoas lembram de mim e fico feliz com isso, busco ajudar”, afirmou.

Hugo é filho do ex-deputado estadual Bacelar, que ganhou fama na Compensa por conta das ações sociais em prol da comunidade. Hugo afirma que a inspiração e motivação para se engajar na política foi o legado do pai. “Minha missão é honrar o legado do meu pai, eu vou continuar a missão de ajudar as pessoas”.

Cadeiras

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) tem 41 vagas e, em eleições passadas elegeu alguns vereadores bem jovens, a exemplo do ex-deputado federal Arthur Bisneto (PSDB), que tinha 21 anos de idade quando se elegeu vereador, no ano 2000.

Reizo Castelo Branco (PTB), que está em seu terceiro mandato na CMM, foi eleito aos 22 anos para o Legislativo municipal, assim como Hiram Nicolau (PSD), que tinha 25 anos quando se elegeu vereador, no pleito de 2012.

 

 

 

 

Álik Menezes, para O Poder

Foto: Montagem

Últimas Notícias

TCE-AM faz duras sanções na gestão de Ivon Rates em Envira

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) acatou Representação, com pedido de Medida Cautelar, formulada pela Câmara...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!