fevereiro 4, 2026 17:17

Com vetos, Bolsonaro sanciona MP que flexibiliza ano letivo em 2020

Nesta terça-feira, 19, o presidente Jair Bolsonaro sancionou, com seis dispositivos vetados, a Medida Provisória (MP) 934, que dispõe na isenção das escolas de educação básica e as universidades do cumprimento da quantidade mínima de dias letivos em decorrência da pandemia da Covid-19.

Vale ressaltar que a MP foi aprovada no Senado Federal, em 23 de junho, e esperava a sanção presidencial.

A Secretaria-Geral da Presidência da República informou por meio de nota, que “com vistas à adequação do projeto à constitucionalidade, bem como ao interesse público”, e após manifestação técnica de outros ministérios, o presidente decidiu vetar seis dispositivos do texto da MP.

Ainda de acordo com o comunicado, os vetos devem ser detalhados  na publicação do ato no Diário Oficial da União, na edição desta quarta-feira, 19.

Conforme o texto aprovado pelo Congresso Nacional, o projeto impõe que os estabelecimentos de educação infantil serão dispensados de cumprir tanto os 200 dias obrigatórios do ano letivo quanto a carga mínima de 800 horas exigidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

No caso das escolas de ensino fundamental e médio, haverá o cumprimento da carga horária exigida em lei, mas ficam dispensadas de cumprir o mínimo de 200 dias letivos.

Assim como instituições de ensino superior, que devem cumprir a carga horária prevista da grade curricular de cada curso deve ser cumprida, mas não são obrigadas a cumprir os 200 dias letivos.

 

 

 

 

 

 

Conteúdo: Agência Brasil 

Foto: Feliphe Schiarolli/ Unsplash

Últimas Notícias

Oposição sinaliza que derrubada do veto do PL da Dosimetria pode ser usada como moeda de troca na CPMI do Banco Master

No Congresso Nacional está em curso uma operação para abafar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Banco...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!