fevereiro 22, 2026 18:26

Deputados cobram independência para delegacia anticorrupção e oposição ensaia primeira denúncia

Menos de uma semana de ter sido aprovada no Legislativo estadual e sancionada pelo Executivo, a Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (DECCOR) ainda nem começou a funcionar, oficialmente, mas pode receber as primeiras demandas. A oposição na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) já ensaia em ‘cuidar disso’.

Os deputados Dermilson Chagas e Wilker Barreto, do Podemos, anunciaram que vão formalizar a primeira denúncia à delegacia, para que seja investigada a suspeita de superfaturamento no contrato de reforma do HPS João Lúcio, na Zona Leste de Manaus, que teve dispensa de licitação e a compra de 240 aparelhos de ar-condicionado no valor de R$ 2 milhões para a unidade hospitalar.

Já Wilker Barreto disse que pedirá que a delegacia especializada investigue a ligação entre José Ricardo Biazzo Simon, um dos donos da Zona Norte Engenharia, Manutenção e Gestão de Serviços S.A, consórcio que gerencia o Hospital e Pronto Socorro Delphina Aziz, e Rosemeire Nunes Del Giglio, mulher do secretário estadual da Fazenda (Sefaz), Alex Del Giglio, já que ambos são sócios da Profit Câmbio e Serviços Financeiros Ltda, corretora de títulos e valores mobiliários.

O deputado Ricardo Nicolau (PSD), que é pé-candidato a prefeito de Manaus, defendeu a independência para a delegacia e sugeriu quena regulamentação da lei seja normalizado um mandato para os titulares da Especializada de forma que se tornasse isenta e não um “instrumento político”.

Já Serafim Corrêa (PSB) havia defendido, na semana passada, que o nome indicado para a pasta passasse por uma sabatina na Assembleia Legislativa. Mas, na sexta-feira, 14, no mesmo dia em que sancionou a lei estadual, o governo também nomeou o primeiro delegado para recém-criada delegacia: Guilherme Torres.

A reportagem do Portal O Poder procurou a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) para saber sobre o funcionamento da delegacia e, por meio de nota, informou que o delegado Guilherme Torres está em processo de transição para a nova função e “em breve poderá dar maiores detalhes de como serão os trâmites da unidade”.

 

 

Da Redação O Poder

Foto: Hudson Fonseca/Aleam

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!