outubro 6, 2024 22:14

Deputados cobram independência para delegacia anticorrupção e oposição ensaia primeira denúncia

Menos de uma semana de ter sido aprovada no Legislativo estadual e sancionada pelo Executivo, a Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (DECCOR) ainda nem começou a funcionar, oficialmente, mas pode receber as primeiras demandas. A oposição na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) já ensaia em ‘cuidar disso’.

Os deputados Dermilson Chagas e Wilker Barreto, do Podemos, anunciaram que vão formalizar a primeira denúncia à delegacia, para que seja investigada a suspeita de superfaturamento no contrato de reforma do HPS João Lúcio, na Zona Leste de Manaus, que teve dispensa de licitação e a compra de 240 aparelhos de ar-condicionado no valor de R$ 2 milhões para a unidade hospitalar.

Já Wilker Barreto disse que pedirá que a delegacia especializada investigue a ligação entre José Ricardo Biazzo Simon, um dos donos da Zona Norte Engenharia, Manutenção e Gestão de Serviços S.A, consórcio que gerencia o Hospital e Pronto Socorro Delphina Aziz, e Rosemeire Nunes Del Giglio, mulher do secretário estadual da Fazenda (Sefaz), Alex Del Giglio, já que ambos são sócios da Profit Câmbio e Serviços Financeiros Ltda, corretora de títulos e valores mobiliários.

O deputado Ricardo Nicolau (PSD), que é pé-candidato a prefeito de Manaus, defendeu a independência para a delegacia e sugeriu quena regulamentação da lei seja normalizado um mandato para os titulares da Especializada de forma que se tornasse isenta e não um “instrumento político”.

Já Serafim Corrêa (PSB) havia defendido, na semana passada, que o nome indicado para a pasta passasse por uma sabatina na Assembleia Legislativa. Mas, na sexta-feira, 14, no mesmo dia em que sancionou a lei estadual, o governo também nomeou o primeiro delegado para recém-criada delegacia: Guilherme Torres.

A reportagem do Portal O Poder procurou a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) para saber sobre o funcionamento da delegacia e, por meio de nota, informou que o delegado Guilherme Torres está em processo de transição para a nova função e “em breve poderá dar maiores detalhes de como serão os trâmites da unidade”.

 

 

Da Redação O Poder

Foto: Hudson Fonseca/Aleam

Últimas Notícias

Mara Alves vence no Careiro Castanho, como previu Pontual

Mara Alves (Republicanos) é a nova prefeita do Careiro Castanho. A vitória foi prevista pela Pontual Pesquisas. A candidata foi...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!