julho 7, 2024 09:32

Com pendências nos orgãos de controle, Nonato Lopes tem pré-candidatura ameaçada em Iranduba

spot_img

Favorito nas pesquisas eleitorais de intenção de voto para a Prefeitura de Iranduba (a 25 quilômetros de Manaus), inclusive com chances de se eleger com folga, o pré-candidato Nonato Lopes (MDB) está com a sua participação no pleito ameaçada, o que pode mudar todo o cenário eleitoral da cidade.

Internado em Manaus com um quadro infeccioso de pneumonia, Nonato Lopes – que é ex-prefeito de Iranduba e político mais conhecido da cidade, ainda enfrenta problemas e pendências junto aos =Ministérios Público Estadual e Federal, além do Tribunal de Contas da União (TCU) e Justiça Federal.

Pesquisa realizada em abril deste ano pela IMarketing mostra Nonato Lopes e o pré-candidato Alain Cruz (SD) como favoritos para o pleito municipal. A pesquisa ainda traz nomes de pretensos candidatos, como o deputado estadual Augusto Ferraz (DEM), o atual prefeito, Chico Doido (PDT), que busca a reeleição e, Sueli Dias (PSD). 

Se ele ficar de fora do pleito, cresce as chances dos demais adversários na ‘briga’ pela Prefeitura de Iranduba.

Entraves

Nonato Lopes tem ao menos cinco processos em aberto no Tribunal de Contas da União (TCU), que podem deixá-lo inelegível, impedido de disputar do pleito municipal em Iranduba. Caso isso ocorra, o cenário eleitoral na cidade poderá mudar e dar vantagens para outros pretensos candidatos.

Em um dos processo, Nonato Lopes responde por omissão no dever de prestar contas dos recursos repassados através do Programa Brasil Alfabetizado do ano de 2004, quando era prefeito da cidade, firmado entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a prefeitura. 

Em outro processo, também no TCU, Nonato Lopes responde sanções nos programas de Proteção Social Especial (PSE), dos exercício de 2006 e 2007, firmado entre o Ministério da Defesa Social e o município de Iranduba. 

Ainda em 2008, o ex-prefeito passou a responder sanções em relação a um convênio firmado com o Ministério do Turismo e a prefeitura. Ele também passou a responder por irregularidades na execução de um convênio para a implantação do Festival Folclórico de Iranduba.

No Tribunal Regional Federal da Primeira Região, Nonato Lopes responde por crime de improbidade administrativa em uma ação ingressada pelo Ministério Público Federal (MPF). 

Em 2016, o MPF instaurou inquérito civil público com a finalidade de apurar possíveis irregularidades ocorridas durante a gestão do ex-prefeito de Iranduba, na execução de obra de creche infantil no município, financiada com recursos provenientes do FNDE. 

Em 2011, Lopes já havia sido denunciado pelo Ministério Público do Estado (MP-AM) por suspeita de superfaturamento no preço do asfaltamento da estrada que liga o município à estrada Manaus-Manacapuru (AM-070). 

Pré-candidato contesta

Procurado pela reportagem do Portal O Poder, o ex-prefeito, por meio de sua assessoria, contestou a informação e afirmou que teve suas contas aprovadas e, segundo ele, está apto a concorrer ao pleito municipal deste ano, sem correr os risco de qualquer impugnação da candidatura.

“A prova disso estão as certidões negativas emitidas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que comprovam a transparência da suas administrações anteriores no município”, diz parte da nota.

Nonato Lopes afirma, ainda, que sua postura como administrador público sempre foi pautada na prestação de contas e na utilização adequada dos recursos públicos com os órgãos fiscalizadores.

“Estamos firmes nessa nova caminhada e sem medo algum. Respaldado pelos órgãos de controle e fiscalização que respaldar minha Boa conduta e a transparência com os recursos públicos” ressaltou o pré-candidato

 

Confira os documentos enviados pelo ex-prefeito:

 

 

 

Henderson Martins, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

MPAM investiga nepotismo e desvio de recursos no hospital municipal de Parintins

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) iniciou procedimento para apurar “prática de atos de improbidade administrativa e de dano...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!