fevereiro 21, 2026 17:08

Mourão afirma que reforma tributária não deve afetar Zona Franca de Manaus 

Durante uma reunião remota com representantes da indústria do Amazonas, nesta segunda-feira, 24, o vice-presidente, Hamilton Mourão, informou que a reforma tributária, em discussão no Congresso, não deve afetar a Zona Franca de Manaus, em primeiro momento.

“Minha visão, pelo que tenho conversado com o ministro Paulo Guedes, é que não haverá um avanço imediato em relação às isenções praticadas na zona franca de Manaus, pelas próprias características do projeto, do que é fornecido a partir daí”, explicou.

Ainda segundo Mourão, existe “muita pressão” do centro-sul em relação ao setor de bebidas, deixando de lado os demais setores.“Hoje não vejo preocupação. Esse desmame ocorrerá a partir do momento em que outras condições forem colocadas para que a produção no Amazonas se dê de forma sustentada e dentro de um custo aceitável”, informou.

Atualmente, o Polo Industrial de Manaus possui em torno de 600 indústrias de alta tecnologia, principalmente nos setores químicos, eletroeletrônicos e duas rodas, gerando mais de meio milhão de empregos diretos e indiretos.

Pós-pandemia 

Segundo o vice-presidente, a ZFM terá um papel crucial na recuperação econômica do Brasil pós-pandemia. As novas indústrias devem focar no país onde, de acordo com ele, será um cenário “desglobalizado”.

“Uma coisa que vai acontecer, e temos conversado muito, é que haverá uma certa desglobalização ocorrendo após o domínio do vírus, quando tivermos uma vacina. E o Brasil nessa hora vai ter que se apresentar como um parceiro confiável para receber essas indústrias que vão sair de determinados lugares e vir para perto dos seus grandes compradores”, disse.

“Nosso polo industrial de Manaus é um lugar que pode absorver a chegada de novas indústrias e temos que nos preparar para esse jogo, termos disponibilidade de energia, gente qualificada”, acrescentou Mourão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conteúdo: Agência Brasil 

Foto: Eurazildo Queiroz 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!