O ministro interino, Eduardo Pazuello, nomeou, na sexta-feira, 28, o médico veterinário Laurício Monteiro Cruz para comandar o Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, responsável por todo o programa nacional de vacinas do Brasil.
O departamento que será chefiado por Cruz é o responsável pela organização do calendário de vacinas do país, as campanhas nacionais e a distribuição dos medicamentos aos Estados, assim como por acompanhar a cobertura vacinal.
Mesmo sendo considerado uma referência mundial, desde 2016, a cobertura vacinal no país não tem atingido as metas, nem mesmo nas vacinas infantis obrigatórias.
Conforme os dados do próprio Ministério da Saúde, nenhuma das 10 vacinas obrigatórias para menores de dois anos atingiram as metas de cobertura em 2019. Entre elas, a poliomielite, que teve cobertura de apenas 82,1% das crianças. Considerada oficialmente erradica no Brasil desde 1994, a doença ainda exige vacinação porque o vírus ainda circula pelo mundo.
Segundo a pasta, a nomeação de Cruz é motivada pela sua “ampla experiência de gestão na área de vigilância em saúde”.
Incluindo também a definição de “normas e diretrizes para a vigilância epidemiológica e controle de doenças transmissíveis e imunopreveníveis, o que inclui os programas de controle das arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela) e o Programa Nacional de Imunizações (PNI)” foram as atribuições que levaram a sua nomeação, segundo o ministério, que não informou qual órgão fez a indicação.
Ainda de acordo com a pasta, o PNI permanecerá sob a coordenação da enfermeira Francieli Fontana Sutile Tardetti Fantinato.
Conteúdo: Reuters
Foto: Reprodução/TV SindMédico