A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou, nesta segunda-feira, 31, que as autorizações para uso emergencial das vacinas contra a Covid-19 precisam de “uma grande dose de seriedade e reflexão”.
O alerta foi feito após os Estados Unidos informarem que estão pensando em acelerar o processo para algumas candidatas.
Em um comunicado à imprensam a cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, informou que mesmo todos os países possuam o direito de aprovar os medicamentos sem concluir os testes completos, “não é algo que se faz de maneira leviana”.
A Rússia já concedeu aprovação regulatória para uma vacina contra a Covid-19 em agosto, após menos de dois meses de testes em seres humanos, levando alguns especialistas do Ocidente a questionarem a segurança e a eficácia do medicamento.
Swaminathan alegou que a preferência da OMS seria realizar uma obtenção de um conjunto de dados completos que poderiam ser utilizados para uma pré-classificação das vacinas, com isso, consideraria a eficácia e segurança de cada um dos medicamentos com base em cada caso.
“Se você avança muito rápido para vacinar milhões de pessoas, você pode perder alguns efeitos adversos”, acrescentou Mike Ryan, diretor do programa de emergências da entidade.
Conteúdo: Reuters
Foto: US Departament of Defense/Divulgação