O Brasil apresentou queda na média móvel de mortes por covid-19 pela primeira vez hoje. De acordo com dados do consórcio de imprensa, do qual o UOL faz parte, o país apresentou uma redução de -17% no número médio de mortos pela doença na variação de 14 dias, com média móvel de 819 mortes/dia na última semana.
Neste sábado, 13 estados e o Distrito Federal seguiram esta tendência e também apresentaram redução na média de mortes na variação de 14 dias, enquanto outros três tiveram aumento no índice.
Entre as regiões, Nordeste (-28%) e Sudeste (-23%) apresentaram queda na variação de 14 dias em razão da doença provocada pelo novo coronavírus. O Norte teve alta (39%) e as demais permaneceram com índices estáveis: Centro-Oeste (-9%) e Sul (-9%).
Para medir a situação das mortes por causa da covid-19, especialistas indicam usar a média móvel dos óbitos, que calcula a média de registros observada nos últimos sete dias. A operação é a mais adequada para observar a tendência das estatísticas, por equilibrar as variações abruptas dos números ao longo da semana.
O consórcio de veículos de imprensa adotou esse período para verificar as oscilações na média móvel. É possível falar em queda nos números quando a diminuição é maior do que 15% se verificado nos últimos 14 dias —no caso, o período das duas últimas semanas. Caso os números aumentem mais do que 15%, há aceleração da epidemia. Valores intermediários indicam estabilidade.
Veja a situação por estado e no Distrito Federal:
Região Norte
Acre: em queda (-33%).
Amazonas: em aceleração (159%).
Amapá: em queda (-33%).
Pará: estável (15%).
Rondônia: estável (6%).
Roraima: estável (0%).
Tocantins: em aceleração (18%).
Região Nordeste
Alagoas: em queda (-17%).
Bahia: em queda (-35%).
Ceará: em aceleração (17%).
Maranhão: estável (-15%.
Paraíba: em queda (-27%).
Pernambuco: em queda (-39%).
Piauí: em queda (-26%).
Rio Grande do Norte: em queda (-60%).
Sergipe: em queda (-40%).
Região Centro-Oeste
Distrito Federal: em queda (-16%).
Goiás: estável (-8%).
Mato Grosso: estável (-6%).
Mato Grosso do Sul: estável (1%).
Região Sudeste
Espírito Santo: em queda (-26%).
Minas Gerais: em queda (-33%).
Rio de Janeiro: em queda (-30%).
São Paulo: estável (-15%).
Região Sul
Paraná: estável (9%).
Rio Grande do Sul: estável (-12%)
Santa Catarina em queda (-26%)
Conteúdo: UOL
Foto: Robson Rocha/Agência F8/Estadão Conteúdo