Nunca a capital amazonense, Manaus, considerada uma metrópole da região Norte foi tão cobiçada para ser administrada pelos políticos. Mas, a eleição de 2020 veio para mostrar que a cada dia ela fica mais atraente ao olhar público. Com 11 candidatos a prefeito e vice-prefeitos homologados nas convenções partidárias que se encerraram nesta quarta-feira, 16, o eleitor manauense vai às urnas, no dia 15 de novembro, com o dever de fazer uma boa escolha, entre tantas opções, e com a esperança de que seu voto seja a mola para a mudança que tanto se propaga e se exige.
O Portal O Poder está preparando o perfil de cada um dos candidatos a prefeito e a vice para apresentar aos seus leitores e à população em geral, quem são esses 11 aspirantes a prefeito, que tanto almejam administrar uma cidade com 2.219.580 habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e uma previsão orçamentária para 2021 de cerca de R$ 6 bilhões.
De antemão, veja quem são os 11 candidatos a prefeito e a vice que vão disputar voto a voto a preferência de 1.331.613 eleitores, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM).
1) Alberto Neto (Republicanos) e Orsine Júnior (PMN);
2) Alfredo Nascimento (PL) e Conceição Sampaio (PSDB);
3) Amazonino Mendes e Wilker Barreto, ambos do Podemos;
4) Chico Preto e tenente Augusto Cézar, ambos do DC;
5) Coronel Menezes e delegado Costa e Silva, ambos do Patriotas;
6) David Almeida (Avante) e Marcos Rotta (DEM);
7) Gilberto Vasconcelos e Maria Auxiliadora, ambos do PSTU;
8) José Ricardo (PT) e Marklise Siqueira (Psol);
9) Marcelo Amil e Dora Brasil, ambos do PCdoB;
10) Ricardo Nicolau (PSD) e George Lins (PP);
11) Romero Reis e Eduardo Costa, ambos do Novo
Valéria Costa, para O Poder
Foto: Divulgação