Nesta sexta-feira, 18, o prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), anunciou que vai interditar novamente a Praia da Ponta Negra em decorrência do aumento no número de casos do novo coronavírus.
”É desagradável, mas administrar com seriedade é optar pelo desagradável para evitar o desastroso”, disse.
A declaração foi feita durante uma entrevista coletiva, onde Arthur ainda acrescentou que assinou um decreto municipal de situação de emergência que impõe o fechamento já neste fim de semana.
“Eu editei um novo decreto de emergência, decretei o fechamento da praia da Ponta Negra, pelo bem da saúde e da vida. Estou determinando maior rigor na fiscalização das medidas preventivas. Temos uma população sequestrada por aqueles que não cumprem a regra. Elas não abrem mão da sua liberdade e mantêm o restante da população privada de sua liberdade, nos mantêm sequestrados”, explicou o prefeito.
Conforme a prefeitura, foi constatado uma alta nos atendimentos para o novo coronavírus em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além do aumento de internações, incluindo na rede privada.
“Os dados que temos em mãos não garantem que haverá uma segunda onda, mas são muito preocupantes. A Organização Mundial de Saúde previu uma segunda onda e nós seguimos a OMS, porque seguimos a ciência e não o empirismo”, disse Arthur Neto.
Casos
Conforme os dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Manaus acumula 46.604 infectados pelo novo coronavírus, entre os óbitos, a capital amazonense registra 2.443 mortes pela doença.
Da Redação O Poder
Com informações da Prefeitura de Manaus
Foto: Adneison Severiano G1/AM