Cinco candidatos vão concorrer à Prefeitura de Manacapuru (distante a 80 quilômetros de Manaus) nas eleições municipais deste ano. Além do atual prefeito, Beto D’Ângelo (Republicanos), que vem à reeleição, disputarão com ele a administração da cidade o ex-prefeito Ângelus Figueira (PSC), o servidor federal aposentado Fantino Castro (PSL), o médico Angelo Masulo (Rede) e o ex-vereador Francisco Bezerra (Avante).
Segundo maior colégio eleitoral do interior, Manacapuru é o município do Amazonas com maior número de mortes em decorrência da Covid-19. Segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), até esta quinta-feira, 17, o município somava 154 mortes pela doença, o que deve ser um dos grandes desafios para os candidatos majoritários na campanha eleitoral.
Nomes
De olho na reeleição, Beto D’Ângelo fechou aliança com o MDB, do senador Eduardo Braga. Já Ângelus Figueira planeja reconquistar a gestão da cidade e é a aposta do PSC, partido do governador Wilson Lima para a eleição. Ele fechou aliança com o PP e PSD, comandados no Estado pelo deputado federal Átila Lins e o senador Omar Aziz, respectivamente.
‘Sangue novo’
O servidor federal aposentado Fantino Castro, do PSL, também será uma das opções aos eleitores de Manacapuru. Ele nunca exerceu nenhum cargo político.
O médico Ângelo Masulo aposta em sua experiência em ações na Saúde Indígena de Manacapuru para chegar ao Executivo municipal.
Correndo por fora, vem o ex-vereador Francisco Bezerra (Avante), que já possui uma história na política de Manacapuru e é a primeira vez que vai testar seu nome numa disputa majoritária. Ele tem o apoio dos partidos PDT e DC e terá 70 candidatos a vereadores.
O Portal O Poder entrou em contato via aplicativo de mensagens com o prefeito Beto D’Ângelo para comentar sobre seu projeto de reeleição, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.
Da Redação O Poder
Colaborou Augusto Costa
Foto: Divulgação