fevereiro 21, 2026 02:46

Desemprego na pandemia bate recorde e atinge 13,7 milhões, informa IBGE 

Entre o início de maio e o fim de agosto, o número de desempregados no Brasil elevou 39,7%, alcançando o contingente de desempregados no país para o patamar recorde durante a pandemia de 13,7 milhões de brasileiros.

Os dados são da Pnad Covid do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta sexta-feira, 18.

De acordo com a pesquisa, no começo de maio, foram registrados 9,8 milhões de pessoas desocupadas no país, e na quarta semana de agosto esse número saltou para 13,7 milhões de desempregados. Entre a terceira e a quarta semanas do mês passado, houve um acréscimo de 1,1 milhão de pessoas sem emprego e à procura de uma oportunidade de trabalho.

Com isso, na quarta semana de agosto, a taxa de desemprego atingiu o nível recorde de 14,3%.

Segundo o IBGE, com a flexibilização das medidas de isolamento social, muitas pessoas estão voltando gradualmente a busca empregos. No auge da pandemia, houve um alto índice de pessoas que estavam desempregadas, perderam o emprego e não buscavam uma vaga.

A previsão é que se não houver uma reação mais forte da economia, a taxa de desemprego tende a aumentar, com o aumento de procuras por vagas, não haverá suficientes para incorporar os desocupados no mercado de trabalho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conteúdo: Reuters 

Foto: Divulgação 

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!