dezembro 30, 2025 01:32

Presidente do Peru enfrenta julgamento de impeachment nesta sexta 

Nesta sexta-feira, 18, presidente peruano, Martín Vizcarra, enfrentará um julgamento de impeachment após a corte constitucional do país rejeitar ontem uma apelação para adiar a iniciativa do Congresso para demovê-lo do cargo.

Para à rádio RPP, a presidente da corte, Marianella Ledesma, informou que os juízes rejeitaram, por 5 votos a 2, a petição urgente de Vizcarra que pedia que o Congresso suspendesse debates sobre o impeachment.

Porém, por 6 votos a 1, a  corte acolheu outro pedido do presidente para determinar se o Congresso excedeu seus poderes ao buscar seu impeachment, iniciando um processo que pode levar até dois meses para chegar a uma conclusão.

Na semana passada, os parlamentares aprovaram a abertura do processo de impeachment de Vizcarra por “incapacidade moral” em um caso envolvendo a contratação irregular de um cantor pouco conhecido chamado Richard Cisneros por 49.500 dólares.

O escândalo estourou após o vazamento de gravações de áudio que foram compartilhadas com o Congresso por parlamentares de oposição e que mostravam Vizcarra discutindo reuniões com o cantor.

 

 

 

Conteúdo: Reuters 

Foto: Andina/Presidencia/ EFE

Últimas Notícias

Acareação sobre Banco Master expõe procedimento inusual no STF

As diligências determinadas pelo ministro Dias Toffoli na investigação sobre as fraudes do Banco Master expõem um procedimento considerado...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!