O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, apresentou ao Parlamento nesta terça-feira,22, as novas regras para tentar controlar a disseminação do novo coronavírus (Sars-CoV-2) após sucessivas altas nos números de contágios e de internações hospitalares.
Elas deverão permanecer em vigor por até seis meses.
Entre as novas regras, está o limite de horário de funcionamento às 22h para bares, restaurantes e pubs de todo o Reino Unido
Atualmente, a regra vale apenas para algumas áreas de alta transmissão, a proibição de mais de 15 convidados em casamentos, a volta do incentivo para que as pessoas trabalhem de suas residências, a obrigação do uso de máscaras em locais em que ainda não é obrigatório (como no caso dos táxis, por exemplo), e a introdução de controles rígidos sobre o máximo de seis pessoas em contatos sociais.
Também foi renovado o veto para a presença de público em eventos esportivos e proibida a prática de exercícios em grupo de mais de seis pessoas em locais fechados.
As medidas já começam a valer na próxima quinta-feira,24, e no caso das máscaras, quem for flagrado descumprindo a regra pagará 200 euros (R$ 1.272) de multa.
Para o premier, a situação atual “é um perigoso ponto de retomada” e não apenas pela quantidade de novas infecções, mas pela quantidade de internações hospitalares que “duplicaram” nos últimos dias.
Até esta terça-feira, de acordo com os dados do Centro Universitário Johns Hopkins, o Reino Unido tem 401.127 casos do novo coronavírus e 41.877 óbitos.
O território britânico é o que mais registra falecimentos na Europa em números absolutos.
Conteúdo: Noticias UOL
Foto: Reprodução