janeiro 19, 2025 19:07

Nova lista de ‘fichas-sujas’ do TCE exclui nome de prefeitos e ex-prefeitos que concorrem neste pleito

Prefeitos e ex-prefeitos do interior, que disputam as eleições deste ano concorrerão o pleito ‘aliviados’. Tudo porque seus nomes foram retirados da lista de gestores “fichas-sujas” do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), em novo documento divulgado nesta terça-feira, 22, pelo órgão. A exclusão dos nomes se deu devido ao processo de revisão por parte da corte de Contas. (Veja a lista completa no final da matéria)

O prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Souza (PP), teve o nome retirado da lista de gestores inadimplentes com o tribunal após a corte de Contas entender que existem embargos de declaração, tempestivo, não julgado. O prefeito concorre à reeleição.

Outro prefeito que busca a reeleição, o de Itamarati, Antônio Maia (DEM), teve o nome retirado da lista após o TCE admitir um recurso de reconsideração ingressado pelo gestor.

O prefeito de Manacapuru, Betanael da Silva D’ Angelo (Republicanos), que também busca a reeleição, conseguiu sair da lista de ficha suja após o TCE determinar a exclusão do referido processo que corria na Corte de Contas.

Também em busca da reeleição, o prefeito de Carauari, Bruno Luís Litaiff Ramalho (MDB), teve o nome retirado da lista após o TCE admitir um recurso ordinário.

Após o TCE admitir um recurso de reconsideração, o prefeito de Barcelos, Edson de Paula Rodrigues Mendes, que busca a reeleição, teve seu nome retirado na lista de gestores com contas reprovadas.

O prefeito de Parintins, Frank Luiz da Cunha Garcia (DEM), que concorre à reeleição no município, também conseguiu sair da lista de ‘fichas-sujas’. O prefeito responde em dois processos na corte de Contas, um deles que têm embargos de declaração não julgado.

Com três processos no TCE, o prefeito de Manaquiri, que disputa a reeleição, conseguiu sair da lista de gestores com contas reprovadas. Em um dos processos está pendente para julgamento, outros dois foram suspensos, sendo um deles por conta da pandemia da Covid-19 e o outro por conta de uma decisão que anulou o acórdão.

Em busca da reeleição, o prefeito de Borba, Simão Peixoto Lima (PP), conseguiu sair da lista de ‘fichas sujas’, após o TCE admitir um recurso ordinário ingressado pelo gestor.

Inadimplentes

O Tribunal de Contas do Estado manteve na lista de inadimplentes o nome do prefeito de Itacoatiara, Antônio Peixoto de Oliveira (PT), que responde em três processo e concorre a reeleição e o prefeito de Silves, Aristides Queiroz de Oliveira (MDB), que também concorre a reeleição e têm três processos.

No páreo

Concorrendo o pleito em Manacapuru, o ex-prefeito Ângelus Cruz Figueira (PSC), conseguiu sair da lista de gestores com contas reprovadas após o Tribunal de Contas admitir um recurso de revisão com medida cautelar.

Outro ex-prefeito de Manacapuru, Jaziel Nunes de Alencar, conseguiu sair da lista de ‘fichas sujas’, após o TCE entender que houve a falta de ciência em um dos julgamentos e em outro por admitir um recurso de reconsideração.

Também na disputa eleitoral deste ano, o ex-prefeito de Itamarati, João Campelo, conseguiu a exclusão do nome da lista de prováveis ‘fichas sujas’, isso após a Corte de Contas admitir dois recursos ordinários ingressados pelo ex-gestor.

Em busca de voltar ao comando da prefeitura de Borba, o ex-prefeito José Maria da Silva Maia que concorre o pleito municipal, conseguiu a exclusão do nome da lista de prováveis gestores com contas reprovadas junto ao TCE.

O ex-prefeito de Presidente Figueiredo, Antônio Fernando Fontes Vieira, conseguiu junto à corte de Contas retirar seu nome da lista de ‘ficha-sujas’, após o TCE admitir um recurso de revisão com medida cautelar com efeitos devolutivo e suspensivo.

Após o TCE admitir um recurso de reconsideração, o ex-prefeito de Canutama, João Ocivaldo Batista de Amorim, conseguiu que fosse retirado seu nome da lista de gestores com contas reprovadas.

O ex-prefeito de Fonte Boa, José Suediney de Souza Araújo, conseguiu sair da lista de gestores com contas reprovadas após o TCE admitir um recurso de reconsideração.

Também após o TCE admitir um recurso de reconsideração, o ex-prefeito de Autazes, José Thomé Filho, conseguiu que seu nome fosse retirado da lista de inadimplentes.

Na disputa pela Prefeitura de Itacoatiara, o ex-prefeito Mamoud Amed Filho conseguir sair da lista de gestores com contas reprovadas após o TCE entender que existe na Corte embargos de declaração não julgado.

Os ex-prefeitos de Maués, Raimundo Carlos Góes Pinheiro; Japurá, Raimundo Guedes dos Santos; Tonantins, Simeão Garcia do Nascimento; Juruá Tabira Ramos Dias Ferreira; Uarini. Toska Juvita Nonato Alves; também conseguiram retirar seus nomes da lista de fichas sujas do TCE.

Fora do pleito

O primeiro da lista divulgada pelo TCE nesta terça-feira, 22, o prefeito de Codajás, Abraham Lincoln Dib Bastos (PSD), teve o nome retirado das prováveis ‘fichas-sujas’ após o TCE admitir um recurso de reconsideração ingressada pelo gestor. O prefeito não concorre à reeleição.

O prefeito de Envira, Ivon Rates da Silva (Pros), com dois processos na Corte de Conta, não conseguiu retirar o nome documento. O prefeito não concorre a reeleição.

 

 

Confira a lista completa dos gestores que saíram da lista de ‘fichas sujas’ aqui

Lista dos gestores que permanecem como ‘fichas sujas’ junto ao TCE aqui  

 

 

 

Henderson Martins, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

PA: professores e indígenas pedem ‘cabeça’ de Rossieli

O cenário não está favorável para o secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares, que está no centro de...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!