Com candidaturas sob julgamento da Justiça Eleitoral já se forma o quadro para disputa pelo cargo principal de Rio Preto da Eva. O prefeito atual, Anderson Souza (Progressistas) corre pela reeleição ao lado de seu vice, Neto do Baixo Rio (MDB), tendo na oposição Altemir Barroso (PSDB), com Ruberval Santana (PSC) como vice.
O confronto entre os mesmos nomes não é novidade, já que o atual prefeito teve um total de 46,97% dos votos válidos no município contra 23,67% de Altemir, nas eleições de 2016. É como se fosse uma revanche.
Enquanto o candidato de oposição é conhecido por ser um empresário de sucesso do ramo alimentício, Anderson possui grande histórico político, já tendo ocupado o mesmo cargo Executivo quando foi eleito em 2004.
O quadro de apoios de cada candidato também é bem definido. Enquanto a coligação “Oportunidade para todos” do candidato do PSDB conta com PSC, PROS, e Patriota ao seu lado, o candidato à reeleição, cuja chapa tem como nome “Anderson de novo”, tem consigo o PSD, MDB, PL, Republicanos, PV, PT e Solidariedade.
Escândalos na prefeitura
Também se destaca em Rio Preto da Eva seu histórico de escândalos no âmbito da administração pública envolvendo seus chefes do Executivo. Entre eles Anderson Souza, que teve que deixar o cargo em 2008 por intervenção do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), por abuso de poder econômico nas eleições de 2004.
Seguido de outros casos de conhecimento público, como o afastamento do ex-prefeito Dr. Ricardo Chagas que, eleito em 2012, deixou o cargo em 2015 após uma investigação de suposto desvio de verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb.
Em Rio Preto da Eva terá apenas o 1º turno, no dia 15 de novembro, quando um dos dois será eleito ao Poder Executivo.
Sharon Marques, para O Poder
Foto: Montagem