dezembro 16, 2025 15:21

Prefeituráveis propõem escolas cívico-militares, armamento da guarda municipal e investimentos sociais

As propostas de governo de sete dos onze candidatos que disputarão o pleito municipal neste ano seguem uma linha bastante parecida: investimentos na saúde, educação, segurança, meio ambiente, transporte público e bem-estar da população, diferenciando, tão somente, de duas propostas de nomes de direita que pretendem construir Escolas Cívico-Militares a implantar o armamento da guarda municipal.

O ex-governador Amazonino Mendes (Podemos), por sua vez, prometeu eu seu plano de governo, reorganizar o trânsito, reestruturar rotas do transporte, organizar e ampliar as áreas de ciclovias, além de recuperar calçadas e aperfeiçoar sistema de ordenamento de estacionamento.

Na saúde, prometeu ampliar serviços itinerantes no setor, implantar consultório de rua, ampliar o programa leite do meu filho, além de criar novos Caps (Centros de Atenção Psicossocial), implantar prontuário eletrônico e reestruturar Centro de Zoonoses.

O ex-governador apresentou propostas na área da educação voltada para criação do programa Bolsa Infantil (oferta de atendimento em creche), investir em tecnologias e em treinamentos aos profissionais e criar o Programa Escola Segura.

Na área de segurança, Amazonino prometeu reestruturar a guarda municipal, implantar programa ronda comunitária, instalar câmeras de segurança, e expandir a iluminação pública. O ex-governador, também não apresentou propostas voltadas para os igarapés de Manaus.

Já o deputado federal capitão Alberto Neto (Republicanos) apresentou, em seu plano de governo, propostas relacionadas a uma gestão transparente, próxima, desburocratizada e com uma cidade inteligente.

Na área da segurança, prometeu fortalecer as estruturas municipais, investir em prevenção social do crime e da violência, além de um planejamento inteligente e intervenções urbanísticas.

Para a área da saúde, Alberto Neto prometeu modernizar a gestão municipal, investir na prevenção, ampliação da cobertura de serviços, além de desenvolver políticas publicas efetivas na promoção de saúde.

Na educação, o candidato fala em investir em Escolas Cívico-Militares, valorização dos profissionais da educação, investir em tecnologia e estruturar política para a Educação para a Primeira Infância.

Alberto Neto prometeu, ainda, modernizar o transporte público, criar programas de construção e recuperação de calçadas, e promover parcerias para modernizar o sistema viário de Manaus.

Também representando um candidato de direita, o vereador Chico Preto (DC) tem como meta no plano de governo revisar a licitação das concessões do transporte público, licitar o transporte dos ônibus executivos e amarelinhos, além de mapear os gargalos do trânsito, revisar o PlanMob, revitalização e instalação de sinalização para bicicletas e instalação de bicicletários nos pontos de ônibus.

Na educação, Chico Preto diz que vai fazer parceria com o Ministério da Educação para que Manaus seja contemplada no programa de Escolas Cívico-Militares do governo federal; projeto similar ao do deputado federal Alberto Neto. O vereador também prometeu fazer uma revisão do plano de educação, investir no ensino da história manauara nas escolas, implantar projeto-piloto de vouchers para a educação infantil e ensino fundamental, além de apresentar na Câmara Municipal o projeto de lei que institua o programa “Escola Sem Partido” e a vedação do ensino de ideologia de gênero nas escolas.

Na área da segurança, o candidato quer reformular a guarda municipal, garantir o uso de arma de fogo aos guardas municipais, criar centro de monitoramento, além de combater a entra de entorpecentes em parcerias com as polícias, civis, militares e federal.

Na saúde, Chico Preto prometeu criar o programa ‘Corujão’, que irá alugar clínicas e hospitais privados nos turnos da noite e madrugada para a realização de exames, reequipar postos, criar comitê para estudo de doenças, além de implantar unidades moveis de saúde.

Valorização educacional

Também da ala de direita, o candidato Alfredo Menezes (Patriotas) pretende investir em infraestrutura das escolas, valorizar os profissionais, além de melhorar a qualidade do ensino.

Na saúde, ele quer atender demandas da atenção básica, além de investir na estrutura das unidades básicas de saúde, valorizar os profissionais e melhorar a qualidade de atendimento à saúde.

Na mobilidade urbana, o ex-superintendente da Suframa (Zona Franca de Manaus), prometeu melhorar o sistema viário, melhorar também o transporte público, o trânsito da cidade e investir em ciclovias.

Para a segurança pública, Menezes planeja investir na reestruturação da guarda municipal, implantar um centro de controle e um sistema informatizado integrado.

Proposta emergencial

O candidato do PSTU, Gilberto Vasconcelos, apresentou uma proposta emergencial relacionado a situação da Covid-19, com o objetivo de garantir assistência aos desempregados, geração de emprego e abrigo para população de rua.

Para a mobilidade urbana, ele informa no plano de governo que vai colocar uma empresa pública controlada pelos Conselhos Populares para realizar todo o trabalho de infraestrutura da cidade, estatizar o transporte sem indenização e tarifa zero, investir em corredores exclusivos e combater a concorrência desleal entre Uber e taxistas.

Na saúde, o candidato do PSTU prometeu pôr fim à saúde privada; e lutar pela estatização dos hospitais particulares e por um SUS (Sistema Único de Saúde) 100% estatal, além de ampliar e fortalecer as unidades básicas de saúde.

Na educação, Vasconcelos promete garantir vagas para todas as crianças em creches e escolas públicas de qualidade, acabar com o processo de privatização continuada da educação, além de acabar com a gestão privada de escolas, creches, e as fundações privadas e garantir democracia nas escolas para que os professores, os alunos possam se organizar e debater todos os temas com liberdade.

Para segurança pública, o prefeiturável diz que a organização deve vir desde os bairros. “Os membros das GCM devem pertencer aos bairros onde residem e os comandos devem ser eleitos pela população”, disse na proposta.

O plano de governo dos 11 candidatos a prefeito de Manaus para o período de gestão no Município para os próximos 4 anos pode ser acessado no site do TRE-AM, na seção Divulgacand.

 

 

 

Henderson Martins, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Itamarati, Japurá e Atalaia do Norte são os grandes da alfabetização 2025

Dos 13 municípios do Amazonas menores em população, três figuram entre as cidades com os maiores índices de alfabetização...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!