As propostas de governo de sete dos onze candidatos que disputarão o pleito municipal neste ano seguem uma linha bastante parecida: investimentos na saúde, educação, segurança, meio ambiente, transporte público e bem-estar da população, diferenciando, tão somente, de duas propostas de nomes de direita que pretendem construir Escolas Cívico-Militares a implantar o armamento da guarda municipal.
O ex-governador Amazonino Mendes (Podemos), por sua vez, prometeu eu seu plano de governo, reorganizar o trânsito, reestruturar rotas do transporte, organizar e ampliar as áreas de ciclovias, além de recuperar calçadas e aperfeiçoar sistema de ordenamento de estacionamento.
Na saúde, prometeu ampliar serviços itinerantes no setor, implantar consultório de rua, ampliar o programa leite do meu filho, além de criar novos Caps (Centros de Atenção Psicossocial), implantar prontuário eletrônico e reestruturar Centro de Zoonoses.
O ex-governador apresentou propostas na área da educação voltada para criação do programa Bolsa Infantil (oferta de atendimento em creche), investir em tecnologias e em treinamentos aos profissionais e criar o Programa Escola Segura.
Na área de segurança, Amazonino prometeu reestruturar a guarda municipal, implantar programa ronda comunitária, instalar câmeras de segurança, e expandir a iluminação pública. O ex-governador, também não apresentou propostas voltadas para os igarapés de Manaus.
Já o deputado federal capitão Alberto Neto (Republicanos) apresentou, em seu plano de governo, propostas relacionadas a uma gestão transparente, próxima, desburocratizada e com uma cidade inteligente.
Na área da segurança, prometeu fortalecer as estruturas municipais, investir em prevenção social do crime e da violência, além de um planejamento inteligente e intervenções urbanísticas.
Para a área da saúde, Alberto Neto prometeu modernizar a gestão municipal, investir na prevenção, ampliação da cobertura de serviços, além de desenvolver políticas publicas efetivas na promoção de saúde.
Na educação, o candidato fala em investir em Escolas Cívico-Militares, valorização dos profissionais da educação, investir em tecnologia e estruturar política para a Educação para a Primeira Infância.
Alberto Neto prometeu, ainda, modernizar o transporte público, criar programas de construção e recuperação de calçadas, e promover parcerias para modernizar o sistema viário de Manaus.
Também representando um candidato de direita, o vereador Chico Preto (DC) tem como meta no plano de governo revisar a licitação das concessões do transporte público, licitar o transporte dos ônibus executivos e amarelinhos, além de mapear os gargalos do trânsito, revisar o PlanMob, revitalização e instalação de sinalização para bicicletas e instalação de bicicletários nos pontos de ônibus.
Na educação, Chico Preto diz que vai fazer parceria com o Ministério da Educação para que Manaus seja contemplada no programa de Escolas Cívico-Militares do governo federal; projeto similar ao do deputado federal Alberto Neto. O vereador também prometeu fazer uma revisão do plano de educação, investir no ensino da história manauara nas escolas, implantar projeto-piloto de vouchers para a educação infantil e ensino fundamental, além de apresentar na Câmara Municipal o projeto de lei que institua o programa “Escola Sem Partido” e a vedação do ensino de ideologia de gênero nas escolas.
Na área da segurança, o candidato quer reformular a guarda municipal, garantir o uso de arma de fogo aos guardas municipais, criar centro de monitoramento, além de combater a entra de entorpecentes em parcerias com as polícias, civis, militares e federal.
Na saúde, Chico Preto prometeu criar o programa ‘Corujão’, que irá alugar clínicas e hospitais privados nos turnos da noite e madrugada para a realização de exames, reequipar postos, criar comitê para estudo de doenças, além de implantar unidades moveis de saúde.
Valorização educacional
Também da ala de direita, o candidato Alfredo Menezes (Patriotas) pretende investir em infraestrutura das escolas, valorizar os profissionais, além de melhorar a qualidade do ensino.
Na saúde, ele quer atender demandas da atenção básica, além de investir na estrutura das unidades básicas de saúde, valorizar os profissionais e melhorar a qualidade de atendimento à saúde.
Na mobilidade urbana, o ex-superintendente da Suframa (Zona Franca de Manaus), prometeu melhorar o sistema viário, melhorar também o transporte público, o trânsito da cidade e investir em ciclovias.
Para a segurança pública, Menezes planeja investir na reestruturação da guarda municipal, implantar um centro de controle e um sistema informatizado integrado.
Proposta emergencial
O candidato do PSTU, Gilberto Vasconcelos, apresentou uma proposta emergencial relacionado a situação da Covid-19, com o objetivo de garantir assistência aos desempregados, geração de emprego e abrigo para população de rua.
Para a mobilidade urbana, ele informa no plano de governo que vai colocar uma empresa pública controlada pelos Conselhos Populares para realizar todo o trabalho de infraestrutura da cidade, estatizar o transporte sem indenização e tarifa zero, investir em corredores exclusivos e combater a concorrência desleal entre Uber e taxistas.
Na saúde, o candidato do PSTU prometeu pôr fim à saúde privada; e lutar pela estatização dos hospitais particulares e por um SUS (Sistema Único de Saúde) 100% estatal, além de ampliar e fortalecer as unidades básicas de saúde.
Na educação, Vasconcelos promete garantir vagas para todas as crianças em creches e escolas públicas de qualidade, acabar com o processo de privatização continuada da educação, além de acabar com a gestão privada de escolas, creches, e as fundações privadas e garantir democracia nas escolas para que os professores, os alunos possam se organizar e debater todos os temas com liberdade.
Para segurança pública, o prefeiturável diz que a organização deve vir desde os bairros. “Os membros das GCM devem pertencer aos bairros onde residem e os comandos devem ser eleitos pela população”, disse na proposta.
O plano de governo dos 11 candidatos a prefeito de Manaus para o período de gestão no Município para os próximos 4 anos pode ser acessado no site do TRE-AM, na seção Divulgacand.
Henderson Martins, para O Poder
Foto: Divulgação