O candidato à Prefeitura de Manaus, Chico Preto (DC), testou positivo para o novo coronavírus. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do candidato, nesta quinta-feira, 1º ao Portal O Poder.
Por meio de nota, sem muitos detalhes, foi constatado que o prefeiturável encontra-se em isolamento domiciliar “se exercitando, com sintomas leves e acompanhamento médico”.
“Dessa forma, está suspensa integralmente a agenda presencial do candidato a prefeito, bem como entrevistas, reuniões, caminhadas e panfletagens”, diz o comunicado que cita a ausência do candidato em eventos futuros.
Chico Preto, inclusive, chegou a ingressar com mandado de segurança na Justiça contra a TV Band, que o deixou de fora do debate eleitoral, que acontece na noite desta quinta. O pedido do candidato era para que fosse chamado a participar, mas pelo fato de estar com a Covid, a assessoria informou que, mesmo que saia uma decisão favorável, ele não irá comparecer.
Com isso, Chico é o terceiro prefeiturável a ser diagnosticado com a Covid-19. Em abril deste ano, Ricardo Nicolau (PSD) anunciou que estava com a doença e que após seguir todas as orientações médicas, se recuperou do vírus.
O segundo a confirmar o diagnóstico pela doença, em setembro, David Almeida (Avante) já se recuperou da doença após passar algumas semanas recluso de atividades físicas e dando o pontapé para a corrida eleitoral.
“Hoje ele está no vigésimo dia pós-confirmação, já fora do estágio de transmissão. Voltou a praticar atividade física – corrida de de rua. Ele tomou medicamentos recomendados pelos médicos e agora segue a sua rotina de campanha”, confirmou a assessoria do candidato à reportagem.
Prevenção
A reportagem também entrou em contato com as assessorias dos prefeituráveis Coronel Menezes (Patriota) e Alfredo Nascimento (PL), que demonstram em suas redes sociais, uma presença massiva em eventos, reuniões e encontros com a população.
Ambos informaram que os candidatos seguem todos os procedimentos impostos pelas medidas de prevenção, incluindo o uso constante da máscara e do álcool em gel.
As assessorias também confirmaram que Nascimento já realizou quatro testes enquanto Coronel Menezes fez dois, todos tiveram resultado negativo.
Ana Flávia Oliveira, para O Poder
Foto: Reprodução/ CMM