setembro 8, 2025 15:04

Após dois casos recentes, deputados redobram medidas sanitárias e testes para evitar a Covid-19

A confirmação de dois casos recentes de contaminação da Covid-19, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), justamente o presidente e a vice-presidente da casa, os deputados Josué Neto (PRTB) e Alessandra Campêlo (MDB), respectivamente, deixaram os parlamentares em estado de alerta e a lição de que o Parlamento tem que redobrar os cuidados sanitários para evitar a contaminação.

Josué Neto, que se curou recentemente, afirmou que todos os cuidados de prevenção e a realização de testes rápidos foram realizados na Aleam em abril com a participação de todos os deputados e funcionários.

“Todos que quiseram já fizeram o teste ou de forma individual ou através dos serviços da Aleam. Os testes são contínuos apenas para os servidores que ainda não tiveram o vírus. A Aleam já tem o serviço de sanitização desde o início da pandemia”, afirmou.

O deputado Dermilson Chagas (Podemos) afirmou que já fez o teste rápido várias vezes. Atualmente ele vem participando das sessões presenciais no plenário e reforça que os casos de deputados contaminados não ocorreram na Aleam.

“O exame da Covid eu já fiz umas cinco vezes e todos deram negativos. A prevenção é a que nós sabemos: máscara, álcool em gel, distanciamento e fazer o monitoramento constante que não pode faltar, distanciamento entre os deputados e os que adquiriram Covid foi fora e não dentro da Assembleia”, avaliou.

Fausto Júnior (PRTB) também confirmou que vem se cuidando para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, mas admite que enquanto não tiver uma vacina todos estão sujeitos a contrair a doença.

“Já fiz o teste várias vezes e ainda não fui contaminado. Mas continuo fazendo regularmente. Acredito que independente das sessões presenciais, enquanto não houver vacina disponível , quem não pegou, pode pegar, mesmo tomando todos os cuidados. Só não pega quem está em isolamento. Mas tenho tomado todas as precauções como uso de máscara e álcool em gel e tenho tomado ivermectina, vitamina D , C, além do zinco  pra melhorar a imunidade”, explicou.

Álvaro Campelo (PP) afirmou que já teve Covid-19 em abril, mas continua adotando as medidas de precaução. “Já tive Covid em abril. Utilizo as medidas de precaução que são divulgadas diariamente nos meios de comunicação. Tenho dois filhos e não me sinto seguro por causa deles”, afirmou.

Sinésio Campos (PT) disse que já fez o teste e ainda não foi contaminado pela Covid-19 e que vem seguindo o que determina a Organização Mundial de Saúde (OMS). Sinésio confirmou que vem participando das sessões híbridas somente de forma remota.

A líder do governo na Aleam, deputada Joana Darc (PL), grávida do primeiro filho, respondeu por intermédio de sua assessoria que vem tomando todos os cuidados necessários para evitar a contaminação.

“Ela já fez o teste junto com os servidores e demais deputados. E claro permanece tomando todas as medidas preventivas, usando máscara em todos os compromissos. Lavando sempre as mãos e utilizando álcool em gel”, disse a assessoria da deputada.

Já o deputado Serafim Corrêa (PSB), que tem 73 anos, é hipertenso e diabético, além dos cuidados necessários não participa mais das sessões presencialmente, somente de forma remota.  “Já fiz (teste) e deu negativo. Estou em casa desde de 15 de março, usando máscara, lavando as mãos e usando álcool em gel em  Isolamento. Participo de todas as sessões virtualmente”, acrescentou.

Outro do grupo de risco, Belarmino Lins (PP) disse que já fez o teste e deu negativo e está se cuidando em dobro para evitar a doença. “Graças a Deus eu estou sendo protegido e evitando possível contaminação da Covid-19. Já fiz o teste rápido na Assembleia e deu negativo. Antes disso já havia feito outros testes.E nfim toda orientações médicas temos adotados. Tenho filhos médicos que estão me cobrando isso de mim e da minha esposa que somos do grupo de risco. Estou participando de forma virtual”, explicou.

 

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Clínica dentária expande com técnica de implante menos agressiva

Uma técnica de implante dentário desenvolvida em Manaus tem chamado atenção por realizar um procedimento menos agressivo do que...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!