A confirmação de dois casos recentes de contaminação da Covid-19, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), justamente o presidente e a vice-presidente da casa, os deputados Josué Neto (PRTB) e Alessandra Campêlo (MDB), respectivamente, deixaram os parlamentares em estado de alerta e a lição de que o Parlamento tem que redobrar os cuidados sanitários para evitar a contaminação.
Josué Neto, que se curou recentemente, afirmou que todos os cuidados de prevenção e a realização de testes rápidos foram realizados na Aleam em abril com a participação de todos os deputados e funcionários.
“Todos que quiseram já fizeram o teste ou de forma individual ou através dos serviços da Aleam. Os testes são contínuos apenas para os servidores que ainda não tiveram o vírus. A Aleam já tem o serviço de sanitização desde o início da pandemia”, afirmou.
O deputado Dermilson Chagas (Podemos) afirmou que já fez o teste rápido várias vezes. Atualmente ele vem participando das sessões presenciais no plenário e reforça que os casos de deputados contaminados não ocorreram na Aleam.
“O exame da Covid eu já fiz umas cinco vezes e todos deram negativos. A prevenção é a que nós sabemos: máscara, álcool em gel, distanciamento e fazer o monitoramento constante que não pode faltar, distanciamento entre os deputados e os que adquiriram Covid foi fora e não dentro da Assembleia”, avaliou.
Fausto Júnior (PRTB) também confirmou que vem se cuidando para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, mas admite que enquanto não tiver uma vacina todos estão sujeitos a contrair a doença.
“Já fiz o teste várias vezes e ainda não fui contaminado. Mas continuo fazendo regularmente. Acredito que independente das sessões presenciais, enquanto não houver vacina disponível , quem não pegou, pode pegar, mesmo tomando todos os cuidados. Só não pega quem está em isolamento. Mas tenho tomado todas as precauções como uso de máscara e álcool em gel e tenho tomado ivermectina, vitamina D , C, além do zinco pra melhorar a imunidade”, explicou.
Álvaro Campelo (PP) afirmou que já teve Covid-19 em abril, mas continua adotando as medidas de precaução. “Já tive Covid em abril. Utilizo as medidas de precaução que são divulgadas diariamente nos meios de comunicação. Tenho dois filhos e não me sinto seguro por causa deles”, afirmou.
Sinésio Campos (PT) disse que já fez o teste e ainda não foi contaminado pela Covid-19 e que vem seguindo o que determina a Organização Mundial de Saúde (OMS). Sinésio confirmou que vem participando das sessões híbridas somente de forma remota.
A líder do governo na Aleam, deputada Joana Darc (PL), grávida do primeiro filho, respondeu por intermédio de sua assessoria que vem tomando todos os cuidados necessários para evitar a contaminação.
“Ela já fez o teste junto com os servidores e demais deputados. E claro permanece tomando todas as medidas preventivas, usando máscara em todos os compromissos. Lavando sempre as mãos e utilizando álcool em gel”, disse a assessoria da deputada.
Já o deputado Serafim Corrêa (PSB), que tem 73 anos, é hipertenso e diabético, além dos cuidados necessários não participa mais das sessões presencialmente, somente de forma remota. “Já fiz (teste) e deu negativo. Estou em casa desde de 15 de março, usando máscara, lavando as mãos e usando álcool em gel em Isolamento. Participo de todas as sessões virtualmente”, acrescentou.
Outro do grupo de risco, Belarmino Lins (PP) disse que já fez o teste e deu negativo e está se cuidando em dobro para evitar a doença. “Graças a Deus eu estou sendo protegido e evitando possível contaminação da Covid-19. Já fiz o teste rápido na Assembleia e deu negativo. Antes disso já havia feito outros testes.E nfim toda orientações médicas temos adotados. Tenho filhos médicos que estão me cobrando isso de mim e da minha esposa que somos do grupo de risco. Estou participando de forma virtual”, explicou.
Augusto Costa, para O Poder
Foto: Divulgação