As alternativas de buscas de pessoas desaparecidas no Amazonas vão ganhar mais um reforço, por intermédio do projeto de lei do deputado Roberto Cidade (PV), protocolado nesta quinta-feira, 8, que dispõe sobre convênios com empresas privadas detentoras de locais de grande circulação para divulgação de imagens de desaparecidos.
Roberto Cidade afirmou que o projeto apresentado por ele, durante a sessão híbrida da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), quer que empresas privadas como shoppings centers e casas de show, locais onde há grande circulação de pessoas, facilitem a divulgação de imagens dos desaparecidos que, consequentemente vai ajudar a encontrar as pessoas.
“A medida apresentada é útil e eficaz, haja vista que centenas de pessoas têm acesso a casas de show e shopping aumentando o potencial de divulgação de suas informações”, afirmou.
De acordo com informações do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP) em 2019 foram registrados 989 desaparecimentos em Manaus, um crescimento de 21,9% em comparação ao ano de 2018 (772 pessoas desaparecidas). Por outro lado, o índice de pessoas encontradas reduziu de 10,3% (80) em 2018, para apenas 4,66% (46) no ano de 2019.
“As informações estarão em anúncios e apelo aos presentes nos telões dos eventos organizados, praças de alimentação e corredores principais, reunindo esforços da sociedade na busca por pessoas desaparecidas”, concluiu. .
De acordo com o PL, serão exibidos nos telões a foto, o nome, as características físicas, local e data de desaparecimento. No entanto, as informações serão preenchidas em formulários disponibilizados pela Delegacia Especializada de Ordem Política e Social (DEOPS), da Polícia Civil, mediante autorização da família da pessoa desaparecida.
O texto do PL indica que despesas correrão por dotações orçamentárias próprias, consignadas no orçamento, suplementadas, se necessário. Em caso de aprovada, o Poder Executivo regulamentará a Lei, visando estabelecer normas necessárias ao seu efetivo cumprimento.
Da Redação O Poder
Com informações da assessoria
Foto: Divulgação