abril 1, 2025 23:15

Candidatos a prefeito estreiam propaganda na TV apostando no discurso para conquistar o voto do eleitor

Com discursos sobre experiência de gestão, críticas a adversários e à atual administração municipal, nove dos 11 candidatos a prefeito de Manaus estrearam nesta sexta-feira, 9, o programa eleitoral gratuito em rádio e televisão. Os candidatos Chico Preto, do DC, e Gilberto Vasconcelos, do PSTU, nao participarão do horario gratuito pelo fato de seus respectivos partidos não terem representatividade.

Abrindo o horário, Alfredo Nascimento (PL) trouxe o prefeito Arthur Neto (PSDB) como seu principal aliado. Com o discurso de experiência e disposição em continuar com uma prefeitura equilibrada financeiramente, a campanha da coligação “Trabalho Bom Merece Continuar” foi sutil nas crítica ao principal candidato do pleito, Amazonino Mendes (Podemos ) e ex-prefeito antes da atual gestão.

Experiência e inexperiência

O discurso do candidato da coligação “Juntos Podemos Mais” também não deixou de ser preciso nas alfinetadas. Construindo uma narrativa sobre as polaridades na política e como eles seriam as responsáveis pelo descrédito que há com os políticos, Amazonino Mendes apresentou a polaridade de experiência contra a inexperiência.

Além de relembrar sua derrota recente para o atual governador do Estado, Wilson Lima (PSC), o discurso toca seu principal oponente, David Almeida (Avante) que mesmo com história política teria “pouca experiência” para o cargo.

‘Ficha-Limpa’

Também crítico em seu posicionamento, David Almeida (Avante) usou as palavras: “Sou ficha limpa e sem padrinho político” para se opor a seus concorrentes. Com imagens correndo pela cidade e passando a ideia de presença e energia, o candidato da coligação “Avante Manaus” enfatizou seu discurso de caminho ‘Certo e Seguro’.

Bolsonaro Presente

Na ala bolsonarista, não faltaram as citações ao presidente do Brasil. Enquanto o Capitão Alberto Neto (Republicanos) apresentou sua história e seu cargo atual no governo federal convocando os eleitores que se se identificam com os valores da família tradicional e do presidente da República , o Coronel Alfredo Menezes (Patriota) foi curto e enfático cedendo metade de seu espaço a um vídeo curto de Bolsonaro o elogiando, mas não claramente declarando apoio a sua campanha.

Pouco tempo ou nenhum

Enquanto o candidato Ricardo Nicolau (PSD) teve tempo para explorar sua história pessoal e política além dos seus feitos na saúde e no combate ao COVID-19 outros candidatos precisaram se reinventar. Marcelo Amil (PCdoB) agradeceu os sorrisos que têm visto nas ruas.

José Ricardo (PT) também teve destaque na quantidade de tempo, mas dividindo o discurso com sua vice, Marklize Siqueira (Psol), limitou-se a tecer críticas ao que não tem funcionado e a colocar-se como opção.

Os únicos candidatos sem espaço concedido pela Justiça Eleitoral em seus parâmetros foram Chico Preto (DC) e Gilberto Vasconcelos (PSTU).

O horário gratuito eleitoral em cadeia de rádio e televisão se estende até o dia 12 de novembro.

Sharon Marques, para O PODER
Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Roberto Cidade denuncia que BR-230, a Transamazônica, está debaixo d’água

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), denunciou nesta terça-feira, 1º, que...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!