outubro 26, 2024 09:21

Candidatos repercutem pesquisa Pontual, falam em motivação, otimismo e apostam em ‘virar o jogo’

Favorito nas pesquisas de intenção de voto, o candidato a prefeito de Manaus pela coligação “Juntos Podemos Mais”, Amazonino Mendes, reagiu com entusiasmo ao resultado da pesquisa divulgada na manhã desta sexta-feira, 9, pelo Instituto Pontual, em que aparece em primeiro lugar com 32,8% das intenções de voto. Ele afirmou à reportagem do Portal O Poder que o resultado serve de motivação nesse momento em que começa a propaganda eleitoral no rádio e na televisão.

Em nota, ele diz que agradece a confiança dos que optaram pela sua candidatura e que a pesquisa favorável dá ainda mais força para ele próprio, e ao seu candidato a vice, Wilker Barreto, e a todos que ajudam na campanha.

“Chegamos até aqui e vamos em frente, com a ajuda de todos, respeitando os adversários e colocando nas ruas uma campanha propositiva”, afirmou.

Meta: segundo turno

Já o segundo colocado, David Almeida (Avante), que aparece com 14,5% dos votos, acredita que até o final  da campanha vai crescer ainda mais e tirar a diferença de 18,3% em relação a Amazonino.

“Em 2018 eu obtive 21% dos votos praticamente. De lá pra cá eu não fiz nada para perder votos e eu só ganhei mais votos. Existe uma insatisfação com a eleição do novo e isso faz com que eu ganhe muitos votos. Inclusive, isso tem sido aferido diariamente nas ruas. Essa pesquisa retrata algumas áreas e não refletem a meu o que tenho visto nas ruas”, avaliou.

Para o candidato, o mais importante no momento era estar cotado para disputar o segundo turno. “A minha meta é chegar no segundo turno e esses números me confirmam no segundo turno. Vou lutar para chegar ao segundo turno e diminuir a diferença para poder chegar na frente já no primeiro turno. Mas, a nossa meta e intenção é ir ao segundo turno”, afirmou.

‘Credibilidade’

Na terceira posição, com 6,7% das intenções de votos, o deputado federal capitão Alberto Neto (Republicanos), afirmou que no processo eleitoral são comuns as pesquisas. O candidato agradeceu o apoio da população de Manaus que, segundo ele, a cada nova pesquisa dá credibilidade ao seu trabalho e vem confiando no seu projeto para Manaus.

“O povo de Manaus está conosco nesta caminhada e conhecendo um pouco mais da nossa trajetória nas redes sociais e agora nos programas de rádio e tv. Esperamos que, com a graça de Deus e ajuda da população, possamos crescer nas próximas pesquisas. Nossa candidatura é independente e nossa aliança é feita com o povo da cidade de Manaus”, destacou.

Apoio de Bolsonaro

Apesar de estar no grupo intermediário, com 2,8% na pesquisa, o candidato Coronel Menezes (Patriota) está otimista que vai crescer nas intenções de voto com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Não tenho dúvidas que temos muito a crescer. Mais da metade da população ainda não sabem em quem votar e nós nos colocamos como candidatos novos, com experiência, sem está preso a velha política e que tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro”, disse.

Menezes afirmou que aposta na sua estratégia de campanha e que vai analisar o cenário político antes de adotar qualquer mudança na campanha eleitoral.

“A nossa estratégia é e será vencedora, mas temos algumas linhas de manutenção e mudança, vamos analisando os cenários e estabelecendo a linha de atuação. Vamos crescer diariamente e com a presença do presidente Bolsonaro, aliado às nossas propostas de governo, nossa campanha entrará num ritmo de evolução que nos levará ao segundo turno”, aposta.

‘Não avalio pesquisa’

Enfrentando problemas em seu pedido de registro de candidatura na Justiça Eleitoral, Chico Preto (DC), que apareceu na pesquisa com apenas 1,7%, preferiu ser indiferente ao resultado da pesquisa.

“Não avalio pesquisa. Sigo fazendo aquilo que é o correto na caminhada. Contactar pessoas, levar propostas, falando a verdade. Só isso”, afirmou.

Eleitores indecisos

O candidato Romero Reis (Novo), que está com 0,5% nas pesquisas de intenção de votos, acredita que a maioria da população ainda não decidiu o seu voto, como mostram as pesquisas eleitorais recentemente divulgadas.

“Há exemplos concretos de como a campanha decide o voto, como de Romeu Zuma (do Partido Novo), que largou com 3% para campanha para governador de Minas Gerais, em 2018, contrariou as pesquisas e terminou eleito em segundo turno com mais de 70% dos votos dos mineiros. Donald Trump, por exemplo, foi eleito presidente dos Estados Unidos contrariando as pesquisas, em 2016, assim como Jair Bolsonaro em 2018”, exemplificou.

Romero afirmou que a sua campanha é propositiva e tem focado em apresentar propostas reais para tornar Manaus uma das 10 melhores cidades para viver e trabalhar. Ele disse que os debates, as entrevistas, a propaganda eleitoral e o trabalho nas mídias digitais são oportunidades para o candidato falar de suas propostas inovadoras, como o Vale-Creche, a Ponta Branca, as Estações Aquaviárias e a Manaus Digital.

‘Na margem de erro’

Marcelo Amil (PCdoB) com apenas 0,4% na pesquisa, afirmou que o resultado da pesquisa está dentro do esperado dentro da margem de erro.

“Na margem de erro estamos oscilando entre 3%, 3,5% e 4% que é o que prevíamos. Assim a propaganda no rádio e TV vai fazer a campanha crescer ainda mais porque o grande desafio que nós temos é fazer com que Manaus saiba que eu existo e conheça o Marcelo Amil. Até o momento não temos porque mudar a estratégia. Ela tem funcionado e temos conseguido ocupar bem os espaços que foram dados e com o horário eleitoral que é uma campanha massiva temos certeza que esse espaço vai crescer”, concluiu.

A reportagem do Portal O Poder entrou em contato com os demais candidatos a prefeito Alfredo Nascimento (PL), José Ricardo (PT), Ricardo Nicolau (PSD) e Gilberto Vasconcelos (PSTU), para repercutir o resultado da pesquisa, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.

 

 

 

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

TCE-AM irá apurar irregularidades no concurso da Prefeitura de Apuí após subsecretário ser aprovado no certame

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) admitiu Representação com pedido de Medida Cautelar contra o prefeito de Apuí,...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!