novembro 21, 2024 18:00

De fevereiro a junho deste ano, a CMM aceitou 104 faltas justificadas dos vereadores

Levantamento feito pelo Portal O Poder no Portal da Transparência da Câmara Municipal de Manaus (CMM) mostra que de fevereiro a junho deste ano a casa aceitou 104 faltas justificadas dos vereadores, tanto AJ1 quando AJ2, em que se entende falta justificada por atestado médico e, por motivos de força maior, respectivamente.

No total, segundo levantamento da reportagem, as sessões da CMM neste período registraram 1.691 presenças.

Para a consolidação dos dados, foi levado em conta apenas o primeiro semestre deste ano, considerando também as sessões remotas realizadas em razão da pandemia da Covid-19.

Dentre as 41 cadeiras da casa legislativa, 39 concorrem a reeleição, já que Hiram Nicolau (PSD) desistiu de concorrer à reeleição e Chico Preto (DC) concorre à Prefeitura de Manaus.

De fevereiro a junho, os vereadores que tiveram 54 presenças foram:

Dante (PSDB); Sgt. Bentes Papinha (PL); Elias Emanuel (PSDB); Bessa (Solidariedade); Gilmar Nascimento (Democratas); Marcel Alexandre (PHS); Márisson Roger (Progressistas); Mirtes Sales (Republicanos); Roberto Sabino (Podemos); Samuel (PL).

Os que compõem a presença inferior a 54, estão incluídos:

Amauri Colares (Republicanos) com 52 presenças e dois AJ1; André Luiz (PL) com 53 presenças e uma AJ2; Glória Carratte (PL) com 50 presenças e quatro AJ2; Sassá (PT) com 52 presenças e duas AJ2; David Reis (Avante) com 51 presenças e três AJ2; Diego Afonso (PSL) com 51 presenças e três AJ2; Fransuá (PV) com 52 presenças e duas AJ2; Fred Mota (Republicanos) com 51 presenças e três AJ2; Profº Gedeão Amorim (MDB) com 52 presenças e uma AJ1 e uma AJ2; Isac Tayah (DC) com 53 presenças e uma AJ2; Joelson Silva (Patriota) com 53 presenças e uma AJ2; Marcelo Serafim (PSB) com 52 presenças e duas AJ2; Chico Preto (DC) com 53 presenças e uma AJ2; Profº Jacqueline (PHS) com 50 presenças e três AJ1 e uma AJ2; Reizo Castelo Branco (PTB) com uma AJ2; Raulzinho (PMN) com 53 presenças e uma AJ2 e Rosivaldo Cordovil (PSDB) com 53 presenças e uma AJ2.

Abaixo de 50 presenças, possuindo uma participação mediana em plenária, estão:

Ceará (PSDB) com 47 presenças e sete AJ2; Cláudio Proença (PMN) com 47 presenças e sete AJ2; Ewerton Wanderley (Democratas) com 45 presenças e nove AJ2; Gilvandro Mota (PTC) com 42 presenças; Jaildo dos Rodoviários (PCdoB) com 45 presenças e nove AJ2; Rosinaldo Bual (PMN) com 39 presenças; Wallace Oliveira (PROS) com 48 presenças com 4 AJ2.

Com o mínimo de presença, Daniel Vasconcelos (PSC) contabiliza apenas as sete presenças do mês de junho, em decorrência da substituição do vereador William Abreu (PTB) que assumiu a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), no mesmo mês.

Os parlamentares que mais apresentaram faltas justificadas ao logo no primeiro semestre de 2020 foram:

٠ Rosinaldo Bual (PMN) com 15 AJ2;

٠ Gilvandro Mota (PTC) com 12 AJ1;

A reportagem do Portal O Poder entrou em contato com as assessoria da casa legislativa para repercutir sobre o número de ausências, para saber qual seriam os motivos, além do posicionamento da CMM em relação a isso, porém, não houve respostas diante dos questionamentos.

As assessorias dos vereadores também foram acionadas para informar sobre as ausências. Somente a assessoria do vereador Gilvandro Mota esclareceu que o motivo seria o tratamento do parlamentar, que foi diagnosticado com a Covid-19, sendo submetido a uma viagem para São Paulo.

 

 

 

Ana Flavia Oliveira, para O Poder

Foto: Robervaldo Rocha/CMM

Últimas Notícias

Roberto Cidade propõe que Prefeitura de Manaus crie Comitê Permanente de Crise para monitorar as consequências das mudanças climáticas

Tema cada vez mais debatido mundialmente e que precisa da atenção integral da sociedade, sobretudo do Poder Público, as...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!