Neste sábado, 10, a juíza Mônica Cristina Chaves do Carmo, coordenadora da Propaganda Eleitoral, determinou a remoção de três matérias veiculadas nos portais Portal Laranjeira FM e CM7 contra o candidato à Prefeitura de Manaus, Amazonino Mendes (Podemos). As decisões pode ser conferidas no final da matéria.
As reportagens foram intituladas como: ‘Amazonino é levado às pressas para São Paulo, seu estado de saúde é considerado delicado’; ‘Urgente: Amazonino passa mal e é internado às pressas no Hospital Sírio Libanês’ e ‘Amazonino Mendes de Pijama e bolha anticovid na corrida pela prefeitura de Manaus’.
Na ocasião, a magistrada considerou as reportagens que veicularam informações questionáveis sobre o estado de saúde do candidato, de cunho ilícito e com possível “potencial de denegrir e ofender a imagem” de Mendes. Em caso de descumprimento, será imposto o pagamento de multa diária no valor de R$ 2 mil.
Ainda segundo a magistrada, tal atitude dos veículos de comunicação demonstram uma “afronta ao debate democrático por meio da propagação de notícia falsa, tão amplamente combatida nestas eleições, visto que a notícia quanto à possível internação em hospital em outra unidade da federação é desmentida”.
Confira as decisões:
LIMINAR DEFERIDA – PIJAMA E BOLHA ANTI-COVID (1)
LIMINAR DEFERIDA – PASSA MAL-INTERNADO-SIRIO LIBANES
LIMINAR DEFERIDA – AMA X LARANJEIRAS
Ana Flávia Oliveira, para O Poder
Foto: Reprodução