Com um longo plano de governo e muitas propostas, o candidato a Prefeitura de Manaus pelo Avante, David Almeida, foi o entrevistado desta terça-feira, 13, na rádio Rio Mar.
“Eu, em 144 dias, tenho resultados mais expressivos que governadores em mandatos inteiros e eu posso comprovar”. Essa afirmativa do representante da chapa que tem como vice o atual vice-prefeito da capital, Marcos Rotta (DEM), foi a tônica presente em todo o discurso de David, que afirmou estar fugindo de cacique políticos.
O candidato que é o segundo mais bem colocado na pesquisa eleitoral divulgada pelo Instituto Pontual, afirmou que teve a honra de ser convidado para ser vice de seu principal concorrente, Amazonino Mendes (Podemos) mas dando exemplo de seu vice, afirmou que esse tipo de aliança não costuma durar. “Nós vivemos numa geração de caciques vaidosos, que não permite a ascensão de nenhuma liderança política nesse Estado. Toda nova liderança foi cooptada por eles e acabaram sumindo”, afirmou David ao dizer que já passou por isso 3 vezes.
Polêmicas na saúde
A pauta da saúde também se fez bem presente durante a entrevista, e com duras críticas a seus sucessores, David Almeida afirmou que entregou o Estado com uma saúde melhor do que a encontrada durante o período de pandemia vivida no primeiro semestre de 2020.
O candidato também respondeu a polêmica em que teve seu nome envolvido ainda em 2017, quando foi acusado de superfaturar contrato para realização de cirurgias. Almeida afirmou se tratar de Fake News e que, além de contrato ter sido assinado pela gestão de saúde da época sem sua revisão, não houve a saída efetiva desse dinheiro do caixa público.
Muitos projetos, pouco dinheiro
Sobre gestão, David enfatizou que tem muitos projetos para a cidade e apresentou propostas voltadas para geração de renda através de vários setores.
Entre os projetos foram citadas parcerias com empresas do Polo Industrial para formação técnica de cidadãos, aumento do número de vagas em creches através de parcerias com o setor privado, incentivo da produção agrícola local uso de verbas federais como o Programa Esporte e lazer da Cidade (PELC) para projetos locais de esporte e incentivo a saúde.
Questionado sobre seu amplo plano de governo e suas várias propostas quando a previsão de orçamento para 2021 é de redução, David criticou a administração atual de Arthur Virgílio Neto “que não tem dinheiro mas em ano eleitoral é cheia de obras”.
O candidato do Avante também apresentou propostas para mobilidade urbana, como uma avenida ligando o centro da cidade a Zona Leste passando pelo Distrito Industrial, mas disse que suas propostas têm prioridades e são pensadas para 4 anos e para 8 anos. “O problema de Manaus é gestão”, resumiu.
Sharon Marques, para O Poder
Foto: Divulgação