fevereiro 21, 2026 14:58

MP Eleitoral impugna registro de candidato à Prefeitura de Novo Airão

O Ministério Público Eleitoral impugnou o registro do candidato à Prefeitura de Novo Airão, cidade distante 194 quilômetros de Manaus, Rosivaldo Sousa dos Santos (Solidariedade), alegando inelegibilidade por parte do requerente.

De acordo com o MP, o candidato teve as contas relativas ao exercício de presidente da Câmara Municipal de Novo Airão julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), referentes aos exercícios de 2017.

Segundo o MP, o acórdão do TCE alega que o candidato cometeu atos praticados com grave infração à norma legal ou regulamentar de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial e que resultaram em danos ao erário público.

“Diversas despesas foram realizadas no total de R$ 140.882,32, sem o respectivo atesto das notas fiscais e ausência das Certidões Negativas”, disse o MP.

Conforme o órgão, foi identificado, ainda, o pagamento na ordem de R$ 50.950,00 em diárias sem a apresentação dos respectivos comprovantes de comparecimento nos órgãos.

Prazo

Com o pedido de impugnação, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) deu prazo de 24 horas para o candidato apresente aos autos documento que denote a ausência de trânsito em julgado do Acórdão nº 360/2019–TCE –Tribunal Pleno.

 

 

Henderson Martins, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!