Candidato a prefeito do município de Nhamundá (a 382 quilômetros de Manaus), Israel Paulain (MDB) anunciou um pacote de obras e ações na saúde para a cidade, caso seja eleito, com a contratação, de imediato, de dez médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde. A informação foi passada durante a exibição do seu programa eleitoral na rádio local, nesta quinta-feira, 15.
“Iremos fazer uma grande transformação na saúde de Nhamundá. Será o maior investimento que Nhamundá já viu na sua história”, disse o candidato.
Também neste pacote de saúde, o candidato da coligação “A mudança de verdade”, anunciou a construção e reforma de postos de saúde em cinco comunidades polos da zona rural, além de adquirir, via Ministério da Saúde, ambulanchas ( lanchas rápidas) para o transporte de doentes do interior para a cidade. UBS Fluviais também estão no plano de ação.
Segundo o candidato, o sistema de saúde de Nhamundá, que fica na região do Baixo Amazonas, é precário com constantes reclamações da população da falta de médicos para o atendimento, o que faz com que muitos pacientes sejam atendidos em Parintins. Dados apresentados por Paulain mostram que o número de internações por Covid-19 aumentou nas últimas semanas, em Parintins, com pacientes oriundos de Nhamundá, Barreirinha, Juruti, Terra Santa, e Faro, no Pará.
No programa de campanha, o candidato a prefeito destacou também que vai, em parceria com o governo do Estado, reformar e equipar o hospital municipal priorizando o centro cirúrgico.
“Vamos dar atenção a saúde básica e de média complexidade, dotando o hospital cirurgias. Iremos realizar Jornadas de Cirurgias permanentes, com médicos especialistas para atender a população, não somente em época eleitoral. Nossas unidades serão dotadas de equipamentos para a realização de exames de imagem, como raio x, ultrassonografia, eletrocardiograma e mamografia. Ações que são precárias em Nhamundá, mesmo em plena pandemia”, afirmou o candidato do MDB.
Israel disse ainda que em sua gestão será criado o programa de Atenção a Saúde da Mulher, denominado de ‘Projeto de Saúde das Amazonas’ com uma gerência especializada no atendimento. A esposa de Israel é a médica Raysa Paulain e o plano de saúde foi elaborado por uma equipe de médicos de várias especialidades.
O vice-prefeito na chapa é o servidor do Idam, Luiz Euclides, o Lulu, que elaborou o plano de ação para atender o setor primário da zona rural de Nhamundá.
Mortalidade infantil
A preocupação de Israel Paulain é baseado em dados da Associação Médica Brasileira (AMB), Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Ministério da Educação (MEC) que mostra que a cidade de Nhamundá tem o registro por mortalidade infantil de quase 17 óbitos, por mil nascidos vivos e as internações das crianças por diarreias são de 1.600 (mil e seiscentos) para cada 1.000 habitantes.
Segundo o IBGE, comparado com todos os municípios do Estado, a cidade de Nhamundá ocupa o 32º lugar no ranking de 62 municípios amazonenses, referente a mortalidade infantil e na posição 24ª. das 62 cidades, no quesito de internações por diarreia. A População estimada de Nhamundá, segundo o IBGE é de 21.443 moradores.
Da Redação O Poder
Com informações da assessoria do candidato
Foto: Divulgação