abril 4, 2025 03:35

Duas semanas após finalizada, relatório da CPI da Saúde começa a ser entregue nesta sexta aos órgãos de controle

Quinze dias depois do encerramento dos trabalhos da CPI da Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), quando o relatório final foi apresentado pelo relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), deputado Fausto Júnior (PRTB), agora que os membros da comissão vão começar a entregar pessoalmente o relatório aos órgãos de controle.

A entrega pelos membros da CPI começa nesta sexta-feira, 16, a partir das 11h30, pela Controladoria Geral do Estado (CGE)  e tem como objetivo o compartilhamento das provas e documentos obtidos pela comissão durante os 120 dias de trabalho.

O agendamento de visita para os demais órgãos de controle Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público Estadual do Amazonas (MPAM), Ministério Público Federal (MPF), Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria Geral da União (CGU), ainda serão definidos.

O ex-presidente da CPI da Saúde, deputado delegado Péricles (PSL) afirmou que a agenda terá como pontos de visita órgãos estaduais e federais.

“Na próxima semana, já temos prevista ida à Procuradoria da República no Amazonas. Nossa intenção é seguir atuando como decisivos colabores no processo de investigação de órgãos de controle sobre atos da gestão da saúde do nosso estado”, afirmou.

Péricles disse ainda que o relatório da CPI tem sido importante para o andamento de investigações e, segundo discurso do próprio parlamentar na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quinta-feira, 15, a prova disso são as operações e denúncias desencadeadas após evidências apresentadas pela comissão.

“Já tivemos a operação da Polícia Federal no caso dos respiradores e, essa semana, a denúncia do Ministério Público do Estado sobre os exames superfaturados no interior do Amazonas. É a CPI, mesmo depois de seu fim, atuando de forma decisiva no combate à corrupção no Amazonas”, concluiu.

O Portal O Poder entrou em contato via e-mail com as assessorias do TCE, MPAM e CGE, que confirmaram que ainda não receberam o relatório final da CPI da Saúde.

De acordo com o TCE, a presidência do órgão informou que os membros da comissão encaminharam e-mail para o tribunal solicitando uma audiência com o presidente do órgão Mario de Mello que eles vão entregar o relatório fisicamente ao conselheiro.

O MP-AM afirmou por intermédio da assessoria que receberam por e-mail um documento assinado pelos deputados chamado recomendação no dia 3 de outubro que é um resumo, mas ainda não é o relatório.

Já assessoria da CGE, apenas confirmou que está aguardando o envio do relatório pelos membros da comissão.

 

 

 

Augusto Costa para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Roberto Cidade abre o V Feclam nesta quinta-feira, 3

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União) abriu o “V Fórum Estadual das Casas...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!