outubro 6, 2025 09:49

Aleam recebe projeto do Refis do governo com descontos de até 95% em tributos estaduais

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), recebeu nesta quinta-feira, 22, a mensagem governamental nº 099/2020, que solicita autorização para o Poder Executivo parcelar débitos fiscais de empresas com tributos estaduais atrasados, relativos ao Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte interestadual e intermunicipal e de Comunicação (ICMS), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD).

A medida vai beneficiar as empresas que foram prejudicadas por conta da pandemia Covid 19, por intermédio do Programa de Incentivo à Regularização Fiscal (Refis) no Amazonas. O recebimento do projeto de lei foi anunciado pelo deputado Adjuto Afonso (PDT), que havia proposto no último dia 15 a criação do programa a exemplo de outros Estados.

“Outros Estados já fizeram o refis, as empresas já estão adimplentes e com condições de ter acesso a crédito no sistema financeiro. É uma oportunidade dada ao empresário de parcelamento, dispensa de juros e multas. Governo em tão boa hora entendendo a necessidade desses empreendedores e empresários faz esse refis para que o empresário volte a ter oportunidade de crédito”, destacou.

Adjuto afirmou que esteve na CDL essa semana com representantes do comércio e da indústria, e viu o quanto os empresários estão ansiosos para que a o projeto seja aprovado  o mais rápido possível pelos deputados. O projeto deve entrar na pauta de votação na próxima quarta-feira, 28.

Sefaz confirma descontos de 95%

O secretário de Estado de Fazenda, Alex Del Giglio confirmou a reportagem do Portal O Poder que o projeto vai garantir aos inadimplentes descontos de até 95% em débitos tributários estaduais.

“O Refis no cenário da pandemia é muito importante uma vez que as empresas têm a oportunidade de regularizar os seus débitos e ficarem adimplentes com o Estado. As condições são bastante favoráveis uma vez que há possibilidades de descontos de até 95% em relação a multas e juros”, informou.

Del Giglio explicou que os descontos abrangem todos os tributos estaduais ICMS, IPVA, ITCMD, assim como as contribuições do FMPS (Fundo da Micro e Pequena Empresa), FTI (Fundo de Turismo e Interiorização do Desenvolvimento) e UEA.

Confira na integra o Refis

REFIS ESTADUAL (1)

 

 

 

Augusto Costa para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Prefeita de Manacapuru mira aliados ao culpar gestões passadas por bloqueio de contas

Um discurso polêmico da prefeita de Manacapuru, Valcileia Maciel (MDB), responsabilizou aliados políticos por bloqueios judiciais que a prefeitura...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!