Em vídeo publicado nas suas redes sociais na tarde desta sexta-feira, 23, o diretor do Instituto Pontual, Eric Barbosa, falou sobre dados da pesquisa de intenção de votos para prefeito de Manaus, divulgada ontem, destacou o crescimento de um “pelotão” e afirmou que a próxima pesquisa deve surpreender.
O executivo relembrou que o candidato Amazonino Mendes (Podemos) se mantém na liderança com vantagem, seguido por David Almeida, do Avante, mas chamou a atenção para um pelotão em crescimento formado pelo terceiro, quarto, quinto e sexto colocados na pesquisa.
“O número de brancos, nulos e indecisos das eleições já estão caindo, o que antes estava em 26% e 27% agora já tem caído para 22%, ou seja, os eleitores que antes iam votar em branco, nulo e indeciso já estão começando a escolher o seu candidato”, analisou.
Barbosa chamou atenção para o crescimento de Ricardo Nicolau, que foi o que mais ascendeu na intenção dos eleitores e “na margem de erros está totalmente empatada com o candidato José Ricardo”. Ainda conforme a pesquisa, Eric aponta que Alfredo Nascimento (PL) apresentou uma leve queda e o Coronel Menezes uma estabilização “mesmo com o apoio declarado do presidente Jair Bolsonaro”.
O pesquisador afirma que a intenção de quem votaria em branco, nulo ou estava indeciso está mudando e algumas questões serão respondidas nas próximas semanas. “Será que o crescimento do Ricardo Nicolau é constante, alcança algum teto ou será que, de uma certa forma, ele consegue deixar todos os demais candidatos pra trás e encostar no segundo colocado David Almeida?”, questionou.
Barbosa chamou atenção, novamente, para os números de intenção de votos que estão em movimento e a eleição está esquentando.
“Os números já estão em movimento, a eleição está esquentando e a briga principalmente pelo eleitorado que estava no branco, nulo ou indeciso está muito forte”, afirmou e finalizou garantindo que as próximas pesquisas podem surpreender.
Álik Menezes, para O Poder
Foto: Reprodução