fevereiro 5, 2025 06:38

Governo deve anunciar novas medidas restritivas, nesta terça, para conter o avanço da Covid no AM

Um mês após publicar decreto governamental fechando bares, flutuantes, balneários e casas de shows e de eventos em Manaus e no interior do Estado para conter o avanço da Covid-19 no Amazonas, o governador Wilson Lima (PSC) deve anunciar novas medidas em entrevista coletiva, marcada para às 10h30 desta terça-feira, 27.

O decreto, que tinha validade de 30 dias, expirou no último domingo, 25, e o governo tem sido cobrado para dar respostas ao avanço da doença no Estado neste período.

Matéria veiculada no Jornal Nacional, na noite desta segunda-feira, 26, por exemplo, mostra que a capital amazonense voltou a ter as UTIs dos hospitais lotados por internações de casos do novo coronavírus, deixando o sistema de saúde em alerta.

Segundo a reportagem 83% das UTIs do Hospital 28 de Agosto já estão lotadas de pacientes e no Hospital Delphina Aziz, referência de combate ao novo coronavírus, a ocupação das UTIs é ainda maior e já chega aos 98% e no Hospital Platão Araújo 100% das UTIs já estão ocupadas.

Durante a reportagem foi mostrado os acompanhantes de pacientes dormindo embaixo das macas no 28 de Agosto por falta de espaço nas enfermarias lotadas o que aumenta o risco de contaminações por causa da aglomeração, além da falta de um diagnóstico rápido da doença de pacientes com suspeita de Covid, que estão no mesmo ambiente de pacientes com outras enfermidades.

Plano de Contingência

Ainda nesta segunda, o governo do Estado declarou que criou um Plano de Contingência para aumentar o número de leitos para a Covid-19, pois com a chegada do período das chuvas na região amazônica a partir de novembro, a tendência é o aumento de casos de síndromes respiratórias no Amazonas.

O secretário de Estado de Saúde do Amazonas (SES),  Marcellus Campêlo, admitiu que com a Covid-19 é esperado que esse problema se agrave e por isso estão executando esse plano de contingência. Campelo anunciou a chegada de novos respiradores que vão ampliar os leitos de UTIs no Delphina Aziz para pacientes intenados com longa duração.

Novas medidas

É esperado nesta entrevista coletiva que o governador Wilson Lima anuncie novas medidas ou mesmo prorrogue o decreto anterior, mantendo estes estabelecimentos fechados até nova ordem.

Entre as medidas que estavam valendo pelo decreto do governo até o dia 25 de outubro está a suspensão, em todo o Estado, do funcionamento de bares, casas de shows, balneários, flutuantes e o acesso a praias para recreação, até que se observe uma redução do ritmo de contágio.

Além da suspensão da realização de eventos em casas noturnas, boates, casas de shows e imóveis destinados à locação para esta finalidade, como sítios, casas, chácaras, associações e clubes. A exceção são os eventos sociais, como aniversários e casamentos, e as convenções comerciais e feiras de exposição, desde que respeitados os limites de distanciamento e medidas de prevenção.

 

Augusto Costa, para O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Polo Industrial de Manaus tem um faturamento de US$ 37,5 bilhões em 2024

O Polo Industrial de Manaus (PIM) alcançou um faturamento de US$ 37,5 bilhões em 2024, segundo divulgado pela Superintendência...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!