novembro 22, 2024 18:56

Quase sem aparecer nas pesquisas, candidatos intensificam agenda em busca do eleitorado

Os quatro últimos colocados na pesquisa do Instituto Pontual, divulgada nesta quinta-feira, 29, os candidatos Chico Preto (DC), Romero Reis (Novo), Gilberto Vasconcelos (PSTU) e Marcelo Amil (PCdoB), juntos, somaram 2,4% das intenções de voto e estão bem abaixo do número de entrevistados indecisos e os que optaram por votar branco ou nulo, que somaram 9,3% e 10,4%, respectivamente.

A 17 dias da eleição e passados 33 dias da campanha eleitoral, estes candidatos não conseguem deslanchar nas pesquisas, mesmo com ações nas ruas e nas redes sociais.

Em comparação à pesquisa Pontual divulgada na semana passada, por exemplo, Chico Preto e Romero Reis apresentaram um crescimento irrisório de 0,3 ponto percentual e 0,1 ponto percentual, respectivamente. Vasconcelos também aumentou 0,1 ponto percentual, mas Amil caiu 0,1 ponto percentual. Na pesquisa do dia 22 deste mês, Romero tinha 0,9%; Chico Preto, 0,7%; Amil, 0,3%; e Vasconcelos, 0,1%.

No início deste mês, o Instituo Pontual também publicou uma pesquisa eleitoral, em que mostra esses quatro candidatos estacionados nas últimas posições: Romero Reis, Marcelo Amil e Gilberto Vasconcelos apresentavam 0,5%, 0,4% e 0,3%, respectivamente.

No caso de Chico, que anteriormente enfrentava empecilhos com o seu registro de candidatura junto a Justiça Eleitoral, estava com 1,7% das intenções de votos.

O uso da tecnologia 

Mesmo nos últimos lugares nas pesquisa de intenção de voto, estes candidatos procuram “aparecer’’ entre os adversários mais ativos e seguidos pela população. Participações em entrevistas, caminhadas, encontro com moradores e usando as redes sociais como aliada, os prefeituráveis encontram uma forma de manter-se no páreo.

Chico Preto usa bastante as redes sociais, realizando transmissões ao vivo e publicando vídeos de suas propostas, além de usar trechos de entrevistas para mostrar algumas de suas projeções para a cidade.

Seguindo a mesma linha, no entanto com o foco em mostrar a sua rotina intensiva de encontros, reuniões e entrevistas, Marcelo Amil também aproveita os canais virtuais.

Se destacando entre os demais em número de seguidores, Romero Reis, usa as redes sociais para divulgar as suas propostas de campanha, usufruindo das caminhadas e encontros com a população.

‘Baixa adesão da população’

Gilberto se manifestou sobre os números da pesquisa Pontual classificando como uma “falta de democracia’’ e denunciando a desigualdade nos recursos destinados aos partidos.

“Ou melhor, revela o que é a democracia dos ricos. O PSTU é o único partido que tem o seu programa construído por inteiro a partir das necessidades da classe trabalhadora e do povo pobre e oprimido, no entanto, a pesquisa mostra baixíssima adesão da população”, disse.

Segundo o candidato, partidos receberam quase 200 vezes mais os recursos do partido, sendo “completamente desigual” o financiamento público de campanha.

“Toda essa propaganda é pensada por especialistas, pagos a peso de ouro, para produzir ilusão, mesmo que momentaneamente, na mente da classe trabalhadora”, diz sobre o investimento dos recursos em propaganda eleitoral.

A reportagem entrou em contato com as assessorias de comunicação dos candidatos Chico Preto e Romero Reis. Os prefeituráveis preferem não se pronunciar sobre os dados. Já Marcelo Amil evitou declaração em decorrência do cumprimento de agenda.

As pesquisas podem ser encontradas, em ordem decrescente, através desses links: pesquisa Pontual do dia 09, dia 22 e dia 29 de Outubro.

 

 

 

Ana Flávia Oliveira, para O Poder

Foto: Montagem

Últimas Notícias

MP do Amazonas instaura procedimento administrativo para acompanhar fiscalizações na Black Friday 2024

Para acompanhar as fiscalizações realizadas pelos órgãos de controle durante o período da Black Friday 2024, o Ministério Público...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!