Dos 11 candidatos a vice-prefeito, apenas seis possuem uma participação massiva nas redes sociais. Além do número alto de seguidores, parte dos vices usam a “asa” dos prefeituráveis para manterem-se em evidência entre o eleitorado.
No caso das quatro mulheres que disputam o cargo de vice-prefeita nas eleições municipais deste ano, apenas Conceição Sampaio (PSDB) e Marklise Siqueira (Psol) se destacam entre as demais, que não utilizam a plataforma para ampliar a presença dos políticos.
Com 10,6 mil seguidores, Sampaio satura seu perfil no instagram com inúmeros vídeos de propostas de plano de governo, caso o candidato Alfredo Nascimento (PL), seja eleito. Fazendo o uso de sua imagem, a candidata também publica vídeos em que “conversa” com seu eleitorado, apresentando propostas para mulheres.
Mesmo com o número abaixo que a adversária, cerca de mil seguidores, Marklise se mantém ativa mostrando diariamente sua agenda com o candidato José Ricardo (PT), além de lives, chamadas de entrevistas e apresentação de algumas propostas, que lhe garantem boa resposta dos seguidores.
Assim com o candidato Coronel Menezes (Patriota), o vice Delegado Costa e Silva intensifica a imagem do presidente Jair Bolsonaro. Além de encontros com a população e veiculação de matérias. Silva possui 26 mil seguidores.
Marcos Rotta (DEM), vice de David Almeida (Avante) possui 24,9 mil seguidores e aproveita alguns vídeos de campanha, em que grande parte aparecem a imagem do prefeiturável David, o vice também faz o uso de mostrar caminhadas, discursos e vídeos em encontros com a população.
Já Wilker Barreto (Podemos), com 19,1 mil seguidores, publica em grande quantidade vídeos animados e de propostas de campanha do candidato Amazonino Mendes. Em algumas publicações, ele, que também é deputado estadual, mostra seus trabalhos na Assembleia Legislativa.
Com o foco maior na agenda e na apresentação de propostas, Orsine Jr (PMN), demonstra uma relação bem próxima com o prefeiturável Alberto Neto (Republicanos), além de publicações que mostram seu dia a dia.
Baixo engajamento
O candidato a vice de Ricardo Nicolau (PSD), George Lins (PP), mesmo apresentando chamada de entrevistas, caminhadas e sua rotina de compromissos, alguns até ao lado do prefeiturável, contabiliza dois mil seguidores.
Com mil seguidores, Augusto Cézar apenas faz o uso do perfil para mostrar caminhadas, entrevista do prefeiturável Chico Preto (DC).
Assim como Eduardo Costa (Novo) que, com o mesmo número de seguidores, apenas recicla postagens do prefeiturável Romero Reis.
Dora Brasil tem perfil, mas não usa e Maria Auxiliadora não tem.
Ana Flávia Oliveira, para O Poder
Foto: Antonio Lima/Divulgação