O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez uma piada preconceituosa ontem em sua primeira visita oficial ao Maranhão.
Enquanto se encaminhava para o segundo compromisso do dia, saindo da capital São Luís rumo à cidade de Imperatriz (MA), Bolsonaro brincou de forma homofóbica após beber um copo de Guaraná Jesus, bebida típica do estado.
Flávio Dino
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), disse que vai processar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que fez ontem sua primeira viagem oficial ao estado. Não ficou claro o motivo, mas Dino citou a “piada” homofóbica feita pelo presidente com maranhenses.
Bolsonaro veio ao Maranhão com sua habitual falta de educação e decoro. Fez piada sem graça com uma de nossas tradicionais marcas empresariais: o guaraná Jesus. E o mais grave: usou dinheiro público para propaganda politica. Será processado.
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) October 29, 2020
Mais cedo, Dino já havia divulgado um vídeo criticando “visitantes mal-educados”, mas não citou o nome de Bolsonaro.
"Vamos todos hoje à noite comemorar tomando Guaraná Jesus, que é o guaraná do povo do Maranhão”, rebate @FlavioDino após piada homofóbica de Bolsonaro sobre o refrigerante rosa maranhense #jesus 🥤 pic.twitter.com/Ol9AlS57ep
— George Marques 🏡🇧🇷 (@GeorgMarques) October 29, 2020
A agenda, no entanto, não incluiu nenhum encontro de Dino com Bolsonaro. Antes da viagem, o presidente já havia criticado publicamente o governador, afirmando ser preciso “tirar o PCdoB” do Maranhão.
Ontem, já durante sua visita, Bolsonaro disse que o estado vive um “regime ditatorial”, mas sem apresentar qualquer argumento concreto que fundamentasse as suas declarações. Nenhum ente da federação tem hoje um modelo político antidemocrático.
Bolsonaro tem como uma de suas bandeiras a oposição ideológica ao comunismo e à esquerda em geral. Ele chegou à Presidência da República com esse discurso e, naturalmente, vê Dino como um adversário.
Flávio Dino é um dos nomes cotados na esquerda para concorrer à Presidência da República.
Conteúdo: UOL
Foto: Reprodução