Os eleitores norte-americanos decidem nesta terça-feira,3,quem governará a nação mais rica do mundo pelos próximos 4 anos: se o republicano Donald Trump ou o democrata Joe Biden.
Biden foi vice-presidente no governo de Barack Obama e lidera as pesquisas de intenções de voto desde abril. Ele chega ao dia da votação com 10 pontos percentuais de vantagem para Trump.
Na última eleição presidencial, em 2016, o republicano acordou no dia decisivo 4 pontos percentuais atrás de Hillary Clinton. Perdeu no voto popular, mas acabou eleito no Colégio Eleitoral.
As eleições nos EUA são decididas no Colégio Eleitoral. Vence o candidato que chegar a 270 dos 538 delegados. Com exceção de Maine e Nebraska, quem ganha no voto popular num Estado leva todos os delegados para sua conta –sistema conhecido como “winner-takes-all“, ou o “vencedor leva tudo”, em tradução livre.
Em 2016, havia mais cédulas de votação com o nome Hillary Clinton do que com a inscrição Donald Trump. Mas o republicano foi eleito porque conseguiu mais delegados no Colégio Eleitoral.
Os primeiros resultados da votação desta terça-feira,3,começarão a ser conhecidos às 21h (horário de Brasília), quando 6 dos 50 Estados encerram as votações.
Projeção com modelo estatístico do site FiveThirtyEight aponta 90% de chances de vitória de Biden.
Conteúdo:Poder360
Foto: Reprodução