As eleições americanas ainda estão indefinidas, enquanto o atual presidente, o republicano Donald Trump, declarou vitória antes do final da contagem dos votos, o democrata Joe Biden lidera a corrida por margem menor do que as pesquisas apontavam.
De acordo com o New York Times e a CNN, pelo menos 8 estados ainda não concluíram suas apurações, o que pode não ocorrer hoje, empurrando a definição por dias.
Para que um candidato se sagre vencedor nos Estados Unidos, é preciso que ele conquiste pelo menos 270 dos 538 delegados do país.
De acordo com o New York Times, por exemplo, o democrata já conquistou 227 delegados, enquanto Trump tem 213.
Os Estados Unidos não têm um órgão oficial que divulga, em tempo real, os resultados das urnas, como o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no Brasil. Por isso, as projeções da imprensa são relevantes na divulgação da conquista dos delegados.
Estados chave
Dos estados que ainda apuram seus votos, quatro devem ser decisivos para se chegar ao resultado final destas eleições: Arizona, Michigan, Pensilvânia e Wisconsin.
No Arizona, onde 82% das urnas foram apuradas, Biden aparece com 51,8% dos votos e Trump com 46,8%, segundo o jornal The New York Times. O estado conta com 11 delegados.
Já em Michigan, estado que tem 16 delegados, Trump aparece com 49,4% dos votos e, Biden, com 48,9%. Até o momento, 86% das urnas apuradas.
O cenário também é apertado em Wisconsin (10 delegados). Com 97% das urnas apuradas, Biden aparece à frente, com 49,5% dos votos, enquanto Trump tem 48,8%.
Na Pensilvânia, colégio eleitoral cobiçado por contar com 20 delegados, 75% das urnas foram apuradas até o momento. Os resultados parciais mostram Trump com 55,1% dos votos e Biden com 43,6%.
Conteúdo: UOL
Foto: Reuters