Após dois meses do Comitê do Amazonas de Combate à Corrupção e ao Caixa Dois Eleitoral ingressar com pedido na prefeitura, o prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), anunciou gratuidade no transporte coletivo aos eleitores no dia 15 de novembro. A medida do chefe do Executivo municipal se concretizará por meio de um decreto que ainda está sendo editado.
No dia 30 de julho, o comitê enviou para o prefeito o pedido de gratuidade no transporte coletivo às eleições marcadas para os próximos dias 15 e 29 de novembro.
Além disso, o colegiado, no 16 de agosto, reforçou o mesmo pedido para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) solicitando do presidente da instituição, desembargador Aristóteles Lima Thury, um diálogo com a Prefeitura de Manaus com o objetivo de disponibilizar o transporte coletivo gratuito aos eleitores da capital amazonense.
Após o recebimento do ofício, o desembargador imediatamente enviou para a prefeitura, à Câmara Municipal de Manaus (CMM), ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) e à Procuradoria Regional Eleitoral, para conhecimento e providências que entenderem cabíveis.
Dois meses depois, a prefeitura atendeu o pedido do Comitê e a gratuidade do transporte público ficará assegurado por meio de um decreto que ainda está sendo elaborado. Após o anúncio o Comitê parabenizou a atitude do prefeito Artur Neto. “Muito louvável a atitude do prefeito e ficaremos no aguardo da oficialização”.
Da Redação O Poder
Com informações do Comitê
Foto: Divulgação