O Ministério de Minas e Energia (MME) informou hoje,7, que o sistema elétrico de Macapá voltou a ser conectado à rede de Transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN), após terem sido concluídos os reparos em um dos transformadores da Subestação Macapá durante a madrugada.
Com isso, segundo nota divulgada pela pasta, o retorno do fornecimento de energia será gradativo, “prezando pela segurança e confiabilidade do atendimento de energia elétrica aos consumidores”.Segundo o governo do estado, no decorrer da manhã, a situação começou a se normalizar nas principais cidades do estado. Em Macapá, a maioria dos bairros já estava recebendo energia, bem como no segundo maior município, que é Santana.
O fornecimento de energia vem sendo parcialmente reestabelecido desde a madrugada. No fim deste sábado, um cronograma de racionamento para os próximos dias será divulgado.
Ao longo do dia, a CEA está testando adequações e ajustes no sistema. O rodízio será em turnos de 6 horas.
— Governo do Amapá (@governodoamapa) November 7, 2020
Os municípios localizados nos extremos do estado (Oiapoque e Laranjal) também começaram a receber energia. O governo estuda a possibilidade de adotar racionamento, com reativação e desligamento de energia a cada seis horas em todo o estado, até a normalização do fornecimento.
Por volta das 9h30, o ministro Bento Albuquerque iniciou reunião com agentes do setor elétrico visando ao restabelecimento da energia. “A eletricidade já começa a chegar na casa dos amapaenses”, informou o ministério.
Neste momento, ocorre uma reunião do Ministro Bento Albuquerque com agentes do setor elétrico que estão no Amapá trabalhando para restabelecer (completamente) a energia, o mais rápido possível.
A eletricidade já começa a chegar na casa dos amapaenses. ⚡️#Amapá #prioridade #MME pic.twitter.com/BIIaT6uNH8— Ministério de Minas e Energia (@Minas_Energia) November 7, 2020
Segundo a pasta, estão atendidos 80 MW de cargas, o que representa cerca de 33% da carga típica para o horário, de 240 MW.
“A tomada de carga pela rede de distribuição é feita gradativamente, com necessidade de manobras em campo, levando um tempo natural para aumento da carga”, destaca a nota do ministério.
Presidente Bolsonaro
Pelo Twitter, o presidente Jair Bolsonaro disse, ontem à noite, que uma equipe enviada ao Amapá estava fazendo a filtragem do óleo de um transformador, procedimento que seria concluído na madrugada.
“Com o óleo estando em condições, o gerador será colocado em funcionamento, e entrará em operação paulatinamente”, disse o presidente. Segundo ele, “o abastecimento de água já foi normalizado e todos os hospitais já estão com energia”.
– O restabelecimento de energia no estado do Amapá.
. No YouTube: https://t.co/N7kPoG0qCC pic.twitter.com/EwGG0bcxqV
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) November 7, 2020
Conteúdo e foto: Agência Brasil