O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira,16,que o país precisa de um sistema de apuração de votos que não deixe dúvidas.
“Tem que ser confiável e rápido. Não deixar margem para suposições”, afirmou. Ele fez a declaração a apoiadores no Palácio da Alvorada, um dia depois das eleições municipais.
“Eu estou sempre ouvindo a população, e eles querem um sistema de apuração que possa demorar um pouco mais, não tem problema nenhum, mas que seja garantido que o voto que essa pessoa deu vá para aquela pessoa de fato”, declarou.
Bolsonaro lembrou que o STF (Supremo Tribunal Federal) declarou inconstitucional uma regra que tornava obrigatória a impressão do voto nas eleições. Disse também que desconhece um sistema eleitoral como o do Brasil em outros países.
Dos 59 candidatos apoiados publicamente pelo presidente nas eleições municipais, só 11 foram eleitos no pleito de domingo,15.
Dentre os nomes endossados pelo chefe do Executivo, 46 não tiveram votos suficientes para se eleger e dois postulantes a prefeito ainda disputarão o 2º turno.
Conteúdo: Poder360
Foto: Reprodução