julho 16, 2025 08:10

TSE assegura que não ocorrerá atrasos nos resultados do segundo turno

Nesta terça-feira, 17, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) assegurou que o atraso na totalização e divulgação dos votos não deve acontecer no segundo turno das eleições, marcado para 29 de novembro.

A afirmação foi feita em uma nota técnica divulgada pelo tribunal. A Corte também garante que o problema está sendo resolvido.

“Equipes técnicas do TSE e da Oracle entendem que a falha no plano de execução no primeiro turno não se repetirá no segundo turno, em 29 de novembro, tendo em vista que o otimizador já está calibrado para processar um volume maior de informações de forma célere”, diz o relatório.

No mesmo dia, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, pediu desculpas aos colegas da Corte e à sociedade brasileira pelo atraso na divulgação dos resultados.

Atraso

No domingo, 15, o atraso de três horas na divulgação dos resultados foi provocado pela falta de calibragem na inteligência artificial de um supercomputador, operado pela empresa de tecnologia Oracle. Diante do problema na leitura dos dados, um dos oito processadores travou e a totalização apresentou lentidão.

O supercomputador foi comprado em março, mas chegou ao tribunal somente em agosto, devido à pandemia da covid-19. Não houve tempo necessário para fazer todos os testes antes do primeiro turno. Dos cinco testes que foram planejados, somente dois foram realizados.

 

 

 

 

 

 

Conteúdo: Agência Brasil

Foto: Reprodução 

Últimas Notícias

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Geraldo Alckmin, liderou nessa terça-feira (15) duas...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!